GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DO CONSELHO ESCOLAR
PARTICIPAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA
Resumo
O presente trabalho realizou um estudo de caso em que analisa a formação e implementação de um conselho escolar de um município do Estado de São Paulo, buscando entender os motivos pelos quais a participação da comunidade era tão diminuta, assim como busca entender os esforços de alguns atores na construção de uma gestão escolar mais democrática. Este estudo está pautado na trajetória profissional de um diretor de escola que exerceu essa função durante vinte e oito anos, participando da implementação dos conselhos de escolas. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre gestão democrática, conselhos escolares e formação continuada. O estudo iniciou-se em fevereiro de 2019 finalizando em maio do mesmo ano. A análise esteve embasada na relevância dos temas trazendo algumas reflexões e sugestões para contribuir no cotidiano escolar e discussão e implementação da gestão democrática. No início da implementação dos conselhos escolares os membros pouco participavam das reuniões, alegando a falta de conhecimento para as tomadas de decisões. Neste sentido, o objetivo foi analisar a evolução deste colegiado na contemporaneidade compreendendo se a escola e a secretaria da educação estão preparando e formando os membros deste colegiado para atuar de forma efetiva em seus aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos garantindo a gestão democrática. Os resultados obtidos mostraram a ausência de políticas públicas acerca da gestão democrática com o princípio do conselho de escola. Conclui-se que o diretor e os membros deste colegiado atuam nos conselhos escolares na gestão administrativa focando a questão burocrática e não a gestão democrática.
Palavras-chave: Gestão Democrática. Conselho de Escola. Formação Continuada
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