GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

O PROGRAMA “SÃO PAULO INTEGRAL” NA E.M.E.F. ACLAMADO

Autores

  • Talita Silva Souza EMEF Coelho Neto – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Brasil
  • Maria de Lourdes Leal dos Santos Universidade de São Paulo (USP) https://orcid.org/0000-0002-9515-5755

Resumo

O ensino público passa por constantes transformações em suas concepções, metodologias, práticas, provocando um debate crítico entre as questões sociais da contemporaneidade e o currículo no cotidiano escolar. O presente artigo possui como objetivo investigar como o Programa “São Paulo Integral” vem sendo desenvolvido junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Aclamado, no que se refere à gestão democrática e a educação em tempo integral.  As questões culturais, políticas e sociais presentes no processo de ensino aprendizagem e propositivas em sua matriz curricular, oportunizaram um diálogo com a formação e saberes dos indivíduos, integrados ao saber formal, possibilitando uma contextualização e emancipação de toda comunidade educativa. Por meio da observação ativa, desenvolveu-se um estudo de caso descritivo, cuja abordagem qualitativa permeou a coleta de dados numa perspectiva de análise e reflexões pautadas na pesquisa bibliográfica e documental. O estudo nos revelou aspectos de uma educação plural, singular e integral da criança e adolescente como sujeitos de aprendizagens.  O Programa, aliado à gestão escolar, busca promover uma educação voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno do educando nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola é considerada como espaço de aprendizagem e vivência democrática em que toda comunidade escolar possui voz e voto nas decisões. Nesse contexto, o “Programa São Paulo Integral” propõe a superação da fragmentação disciplinar do conhecimento, o estímulo à aplicação na vida real, a valorização do espaço comunitário e o protagonismo do educando na construção de seu projeto de vida.

Biografia do Autor

  • Maria de Lourdes Leal dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

    Faculdade deEducação

    Universidade de São Paulo, Brasil

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: O PROGRAMA “SÃO PAULO INTEGRAL” NA E.M.E.F. ACLAMADO. (2022). Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 6(1), 1-15. https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/13043