GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
O PROGRAMA “SÃO PAULO INTEGRAL” NA E.M.E.F. ACLAMADO
Resumo
O ensino público passa por constantes transformações em suas concepções, metodologias, práticas, provocando um debate crítico entre as questões sociais da contemporaneidade e o currículo no cotidiano escolar. O presente artigo possui como objetivo investigar como o Programa “São Paulo Integral” vem sendo desenvolvido junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Aclamado, no que se refere à gestão democrática e a educação em tempo integral. As questões culturais, políticas e sociais presentes no processo de ensino aprendizagem e propositivas em sua matriz curricular, oportunizaram um diálogo com a formação e saberes dos indivíduos, integrados ao saber formal, possibilitando uma contextualização e emancipação de toda comunidade educativa. Por meio da observação ativa, desenvolveu-se um estudo de caso descritivo, cuja abordagem qualitativa permeou a coleta de dados numa perspectiva de análise e reflexões pautadas na pesquisa bibliográfica e documental. O estudo nos revelou aspectos de uma educação plural, singular e integral da criança e adolescente como sujeitos de aprendizagens. O Programa, aliado à gestão escolar, busca promover uma educação voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno do educando nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola é considerada como espaço de aprendizagem e vivência democrática em que toda comunidade escolar possui voz e voto nas decisões. Nesse contexto, o “Programa São Paulo Integral” propõe a superação da fragmentação disciplinar do conhecimento, o estímulo à aplicação na vida real, a valorização do espaço comunitário e o protagonismo do educando na construção de seu projeto de vida.
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