A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO ODONTOLÓGICO DURANTE A GESTAÇÃO

Autores

  • ADRIANA LUCIA DA SILVA PICOLO Cirurgiã Dentista da Estratégia Saúde da Família da APS Santa Marcelina em São Paulo, São Paulo (Brasil)
  • DIVA MARIA FALEIROS CAMARGO MORENO Doutora em Saúde Pública - Área Materno-Infantil pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo (Brasil).

Resumo

Observa-se no cotidiano das unidades de saúde que as gestantes recebem tratamento odontológico tardio ou não são acompanhadas pelo dentista no pré-natal. É importante identificar a correlação entre doenças bucais e o índice de parto prematuro e crianças nascidas com baixo peso, melhorar a qualidade de vida das gestantes e a atuação no serviço público na estratégia saúde da família promovendo ações de promoção de saúde e prevenção de doenças. A gestante é prioridade e precisa ser acompanhada pelo dentista no início do pré-natal, porém, a baixa adesão ao tratamento é um índice preocupante. O objetivo deste trabalho é identificar as doenças, suas causas e possíveis complicações ao binômio mãe-bebê para elaborar estratégias preventivas na atenção primária. A elaboração da pesquisa baseou-se em material já publicado sobre o tema entre os anos de 2001 a 2016. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, a partir da análise de artigos científicos para identificar os problemas citados e elaborar estratégias de diminuição do problema. Ao conhecer melhor a magnitude do problema, buscou-se obter subsídios para implementar ações visando a diminuição da incidência de crianças com baixo peso e parto prematuro decorrente de doenças bucais; a prevenção de doenças bucais na gravidez; o acesso ao tratamento odontológico no pré-natal; e a atuação da equipe multiprofissional no atendimento à gestante. Por meio dos achados pôde-se confirmar a importância do acompanhamento odontológico da paciente gestante e da inserção do tema no cotidiano das unidades, buscando a contribuição da equipe multiprofissional neste processo.

Palavras-chave: Gestante; Doenças Bucais; Parto Prematuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ADRIANA LUCIA DA SILVA PICOLO, Cirurgiã Dentista da Estratégia Saúde da Família da APS Santa Marcelina em São Paulo, São Paulo (Brasil)

Pós Graduada em Gestão Municipal pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo (Brasil). Cirurgiã Dentista da Estratégia Saúde da Família da APS Santa Marcelina em São Paulo, São Paulo (Brasil).

DIVA MARIA FALEIROS CAMARGO MORENO, Doutora em Saúde Pública - Área Materno-Infantil pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo (Brasil).

Doutora em Saúde Pública - Área Materno-Infantil pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo (Brasil). Profissional de Saúde aposentada da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, São Paulo (Brasil).

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

PICOLO, A. L. D. S., & FALEIROS CAMARGO MORENO, D. M. . (2022). A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO ODONTOLÓGICO DURANTE A GESTAÇÃO. Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 6(1), 1–18. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/13026