Conhecimento da Equipe Escolar Frente à Violência Familiar Contra Crianças e Adolescentes

Autores

  • Luciene Stivanin Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
  • Jane Kelly Oliveira Friestino Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a atuação da equipe escolar frente a sinais de violência familiar contra crianças e adolescentes inseridos no contexto da educação básica pública. A pesquisa descritiva foi baseada em uma revisão bibliográfica de caráter integrativa, que apresenta as principais ideias sobre o tema. A literatura destaca que violência familiar é considerada um problema de saúde pública, pois traz inúmeras consequências negativas para o desenvolvimento biopsicossocial da vítima. Foram apontados variados tipos de violência – físicos, emocionais e sexuais que acarretam diferentes comportamentos, classificados em internalizantes ou externalizantes. Os resultados indicam que, apesar de a Escola desempenhar papel fundamental na identificação de casos de violência, ainda há muita dificuldade para intervir e/ou conduzi-los de forma adequada. Consequentemente, conclui-se que é necessário (re)estruturar a formação do corpo docente e da equipe de gestão escolar para uma atuação mais eficaz na garantia da integridade física e emocional da criança e do adolescente como também se faz mister a proposição de políticas públicas que aumentem medidas de coerção de tal prática.

 

Knowledge of Domestic violence against children and adolescents by School Team

This article aims to analyze the performance of school staff in the face of signs of family violence against children and adolescents inserted in the context of public basic education. The descriptive research was based on an integrative bibliographical review, presenting the main ideas about the theme. The literature highlights that family violence is considered to be a public health problem, since it has many negative consequences for the biopsychosocial development of the victim. Various types of violence were identified - physical, emotional and sexual - which lead to different behaviors, classified as internalizing or externalizing. The results indicate that, although the School plays a fundamental role in identifying cases of violence, there is still much difficulty in intervening and / or conducting them adequately. Consequently, it was concluded that it is necessary to (re) structure the formation of the teaching staff and the school management team for more effective action in guaranteeing the physical and emotional integrity of the child and the adolescent, as well as the need of proposal of Public Policies to increase coercive measures for such practice.

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Publicado

2016-10-01

Como Citar

Stivanin, L., & Friestino, J. K. O. (2016). Conhecimento da Equipe Escolar Frente à Violência Familiar Contra Crianças e Adolescentes. Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 1(1), 88–100. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/1263