A Implicação do Letramento em Saúde no Autocuidado

  • GISELE BARRADAS DAS VIRGENS Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP (Brasil)
  • MÁRCIA SANTOS DA ROCHA Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo (Brasil)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demostrar a importância e as implicações do letramento em saúde (LS) no autocuidado, pois, os estudos sobre LS têm demonstrado a relevância da introdução do tema nas instituições de Saúde, ressaltando que o êxito no tratamento do aluno/paciente depende de um estudo profundo sobre as questões do nível de Letramento em Saúde que esse paciente possui. A metodologia definida foi o estudo de caso com observações participativa e pesquisa exploratória da literatura sobre o tema. Tendo como base a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB Lei nº 9.394 art.205 e pela Base Nacional Comum Curricular- BNCC competência 8 bem como o legado de Paulo Freire sobre a construção da autonomia no aluno essa pesquisa foi estruturada. A isso somou-se a vivência da autora principal no cotidiano da unidade básica de saúde (UBS), justificando a necessidade de aprofundar os estudos sobre a LS na Unidade Básica de Saúde-UBS Promissão em Diadema. Os resultados poderão fomentar as discussões com os diferentes atores, visando nortear ações na secretaria municipal de saúde de Diadema para implantar o Teste de LS na unidade de Saúde destacada.

Palavras-chave: Letramento em Saúde; Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB; Base Nacional Comum Curricular - BNCC; Unidade Básica de Saúde- UBS; Gestão pública.

Biografia do Autor

GISELE BARRADAS DAS VIRGENS, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP (Brasil)

Graduação em Pós Graduação em Gestão da Educação Publica pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP (Brasil). Secretaria Municipal de Saúde, UBS do Município de Diadema, SP

MÁRCIA SANTOS DA ROCHA, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo (Brasil)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, São Paulo (Brasil). Professor pela Faculdades Oswaldo Cruz - FOC, São Paulo(Brasil)

Publicado
2019-12-02
Como Citar
VIRGENS, G. B. D., & ROCHA, M. S. D. (2019). A Implicação do Letramento em Saúde no Autocuidado. Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 4(1), 191-206. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/11375