A Atuação do Gestor na Perspectiva de Uma Escola Democrática

  • KAATHLEEN GOMES DOS SANTOS Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Paulo (Brasil)
  • MARIA DE LOURDES LEAL DOS SANTOS SANTOS Universidade de São Paulo – USP (Brasil)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a atuação do gestor escolar numa perspectiva participativa, identificando as políticas públicas que lhe dão suporte para exercer a gestão democrática. Ao longo do estudo apontamos os desafios que se colocam contemporaneamente aliados a uma reflexão crítica sobre gestão democrática, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Procura-se evidenciar a importância das Instâncias Colegiadas na efetivação do processo de democratização da escola pública. O questionamento central: “A gestão democrática preconizada na Constituição Federal de 1988 é vivenciada nas escolas públicas? ” Por meio da revisão bibliográfica e observações no campo educacional analisamos os entraves e possibilidades para a efetivação de uma administração colegiada. A gestão democrática da escola pública se apresenta ainda como um desafio para muitos gestores, considerando que a participação requer a construção de paradigmas que envolva os interessados por uma educação de qualidade, inclusiva, igualitária e para todos. Neste sentido, refletimos sobre os caminhos que possibilitam aos gestores a implementação de instâncias colegiadas que garantam a vivência efetiva de uma gestão democrática e participativa.

Palavras-chave: Gestão Democrática; Participação; Instâncias Colegiadas.

Biografia do Autor

KAATHLEEN GOMES DOS SANTOS, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Paulo (Brasil)

Graduação em Pedagogia pela Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Paulo (Brasil). Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME/SP

MARIA DE LOURDES LEAL DOS SANTOS SANTOS, Universidade de São Paulo – USP (Brasil)

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (Brasil)

Publicado
2019-12-02
Como Citar
SANTOS, K. G. D., & SANTOS, M. D. L. L. D. S. (2019). A Atuação do Gestor na Perspectiva de Uma Escola Democrática. Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 4(1), 180-190. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/11373