Os Desafios de uma Gestão Democrática no Ensino Básico

  • ADA FIRMINA DOS SANTOS Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (Brasil).
  • NATÁLIA FRIZZO DE ALMEIDA Universidade de São Paulo – USP (Brasil)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os questionamentos e procura de respostas no que se refere aos desafios de uma construção democrática nas escolas de ensino básico, a partir de uma gestão educacional mais participativa, de modo que possa fomentar um olhar inovador, reflexivo e principalmente libertador em especial a educação pública brasileira. A pesquisa se concentra em como os gestores conseguem articular mudanças em meio aos obstáculos e a burocracia estatal e se essa transformação pode se tornar significativa de fato. Neste sentido, o trabalho aponta para um estudo de caso, ressaltando a experiência e a importância do corpo docente, na participação de atividades, no debate do que pode ser melhorado na educação e nas unidades escolares. Porque, a conscientização da ação gestora, para uma construção de práticas pedagógicas coletivas, comprometida com o social, é um dos desafios necessários e de suma importância para a consolidação de uma educação democrática de forma responsável, com autonomia e transparência no processo educativo.

Palavras-chave: Desafios de uma Gestão Democrática; Construção de um Ambiente Educacional; Ambiente Educacional Libertador; Conscientização da Ação Gestora.

Biografia do Autor

ADA FIRMINA DOS SANTOS, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (Brasil).

Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (Brasil). Professora de Ensino Fundamental II e Médio – História Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP)

NATÁLIA FRIZZO DE ALMEIDA, Universidade de São Paulo – USP (Brasil)

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (Brasil). Bolsista de doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Publicado
2019-12-02
Como Citar
SANTOS, A. F. D., & ALMEIDA, N. F. D. (2019). Os Desafios de uma Gestão Democrática no Ensino Básico. Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 4(1), 152-165. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/11371