A Sociedade Civil, Estado Democrático de Direito e Modelos de Participação Popular na Administração Pública: Notas e Anotações Sobre a Teoria.

  • CARLOS BATISTA SILVA
  • MARIA EUMA SOARES Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo (Brasil)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central estabelecer uma discussão a respeito da gestão democrática e os vários modelos de participação popular na administração pública. A motivação deste estudo parte do princípio de que a participação popular e o papel da sociedade civil são essenciais na busca de uma sociedade mais igualitária dentro de uma concepção ampla do “Estado Democrático de Direito”. O trinômio “democracia vs sociedade civil vs participação popular”, usados como bases epistemológicas neste estudo servirão como elementos de sustentação do debate das diversas formas de intervenção popular na administração pública. 

Palavras-chave: Gestão Democrática; Participação Popular; Sociedade Civil.

Biografia do Autor

CARLOS BATISTA SILVA

Secretaria Municipal de Educação (SME/SP) e Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Brasil)

MARIA EUMA SOARES, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo (Brasil)

Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo (Brasil)
Professora da Fundação Instituto de Administração – FIA, São Paulo (Brasil)

Publicado
2019-12-02
Como Citar
SILVA, C. B., & SOARES, M. E. (2019). A Sociedade Civil, Estado Democrático de Direito e Modelos de Participação Popular na Administração Pública: Notas e Anotações Sobre a Teoria. Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 4(1), 58-73. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/11363