Capacitação e Desenvolvimento para Gestores de Equipes na Administração de Municípios na Região Sul Fluminense.

Autores

  • EDNA APARECIDA RODRIGUES RONDINELLI Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo (Brasil).
  • FERNANDO ROBERTO SANTINI Fundação Getulio Vargas - FGV Management, São Paulo (Brasil).

Resumo

Cada vez mais o cidadão acompanha a atuação dos gestores e demais responsáveis pelas secretarias de um município. Na busca por desempenho superior, a capacitação de gestores torna-se fator primordial em qualquer organização. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma reflexão sobre capacitação para o exercício da gestão pública. Por meio de pesquisa bibliográfica telematizada o estudo teve como enfoque conceitos e tendências nacionais e internacionais. A literatura confirma a necessidade de constante revisão do papel de gestores, tanto no meio privado como no público. Em ambos os segmentos, aqueles que lidam com equipes devem ter interesse por aperfeiçoamento, na busca por engajamento e comprometimento de equipes. Como destaque, o autoconhecimento geralmente utilizado no setor privado para criar diferencial competitivo, oferece um ponto de partida para reconhecer pontos fortes a serem potencializados, preferências, carências e oportunidades de melhoria. Dessa forma sugere-se o desenvolvimento de programas de capacitação mais assertivos, voltados para atender as necessidades de clientes internos e externos, abrangendo competências técnicas e comportamentais. Entretanto, na área pública, o desafio é ainda maior devido à característica muitas vezes temporária da função e escassez de recursos. Para transformar a realidade dos munícipes da região sul-fluminense, programas de capacitação para desenvolver características como a resiliência na gestão de equipes na administração pública poderiam ser a solução, de acordo com as tendências de mercado investigadas nesse estudo.

Palavras-chave: Gestão de Equipes; Capacitação em Liderança; Administração Pública; Ferramentas de Autoconhecimento; Treinamento gerencial no setor público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDNA APARECIDA RODRIGUES RONDINELLI, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo (Brasil).

Especialização em andamento em Gestao Publica pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo (Brasil). Gerente Executiva de Recursos Humanos da International services Group ISG Brasil & Insight Consultoria de RH

FERNANDO ROBERTO SANTINI, Fundação Getulio Vargas - FGV Management, São Paulo (Brasil).

Professor convidado na Fundação Getulio Vargas - FGV Management, São Paulo (Brasil). Doutorado em Philosophy in Business Administration – FCU, Florida Christian University Estados Unidos. (EUA)

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-02

Como Citar

RONDINELLI, E. A. R. ., & SANTINI, F. R. . (2019). Capacitação e Desenvolvimento para Gestores de Equipes na Administração de Municípios na Região Sul Fluminense. Revista Internacional De Debates Da Administração & Públicas - RIDAP, 4(1), 21–36. Recuperado de https://periodicos.unifesp.br/index.php/RIDAP/article/view/11361