A noção de tradição nacional como dispositivo colonial

arqueologia da História da Arte entre México e Japão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/5xzp8731

Palavras-chave:

Tradição nacional, História da Arte no México, História da Arte no Japão, Arqueologia do saber, Colonialidade

Resumo

Partindo da crítica de Belting (2012) e Preziosi (2009) ao processo de formação da História da Arte enquanto episteme, este artigo discute como esta disciplina foi utilizada como ferramenta de dominação colonial. A pesquisa ancora-se na arqueologia do saber (Foucault, 2000) para desvelar os mecanismos discursivos que legitimaram a arte europeia como modelo universal para o saber da arte, marginalizando modos de saber locais. Como estudos de caso, examinou-se a institucionalização da História da Arte no México (García Canclini, 2019) e no Japão (Inaga, 2002; Sastre de la Vega, 2019), revelando estratégias de assimilação e resistência. A análise evidencia como a disciplina operou como veículo de imposição cultural, desde a categorização hierárquica das artes até a redefinição de cânones. O método arqueológico de Foucault permitiu identificar algumas redes de poder que perpetuaram hierarquias coloniais a partir da assimilação da noção europeia de “tradição nacional”.

Biografia do Autor

  • Antonio Layton, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pesquisador e professor em Histórias da Arte, com ênfase em arte moderna. Doutorando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou de 2014 a 2023 em projetos de teatro, música e dança, onde investigou processos de improvisação e criação interartes. É professor da licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus Avançado de Mombaça, desde 2018, onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria e História da Arte, ensino, pesquisa e poéticas visuais. Atualmente coordena o Laboratório de Criação em Artes Integradas (LCAI), projeto de extensão da UECE-Mombaça, que fomenta um espaço de criação, formação e pesquisa no Sertão Central cearense. Realizou em 2025 estágio voluntário no Núcleo Educativo do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC.CE), do Instituto Dragão do Mar.

Referências

Bataille, G. (2020). Manet (C. Euvaldo, Trad. e Org.). WMF Martins Fontes.

Belting, H. (2012). O fim da história da arte: Uma revisão dez anos depois (R. Nascimento, Trad.). Cosac Naify.

Clifford, J. (2004). Traditional futures. In M. S. Phillips & G. Schochet (Eds.), Questions of tradition (pp. 152–168). University of Toronto Press.

Desvallées, A., & Mairesse, F. (Eds.). (2013). Conceitos-chave de museologia (B. B. Soares & M. X. Cury, Trads. e Coments.). Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado de Cultura.

Didi-Huberman, G. (2013a). Diante da imagem: Questão colocada aos fins de uma história da arte (P. Neves, Trad.). Editora 34.

Didi-Huberman, G. (2013b). A imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg (V. Ribeiro, Trad.). Contraponto.

Foucault, M. (1998). Microfísica do poder (13ª ed., R. Machado, Org. e Trad.). Graal.

Foucault, M. (1999). A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970 (5ª ed.). Edições Loyola.

Foucault, M. (2000). A arqueologia do saber (6ª ed.). Forense Universitária.

García Canclini, N. (2019). Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade (4ª ed.). EdUSP.

Inaga, S. (2002). Cognitive gaps in the recognition of masters and masterpieces in the formative years of Japanese art history, 1880–1900: Historiography in conflict. In M. F. Marra (Ed.), Japanese hermeneutics: Current debates on aesthetics and interpretation (pp. 115–126). University of Hawai‘i Press.

Inaga, S. (2007). Is art history globalizable? A critical commentary from a far eastern point of view. In J. Elkins (Ed.), Is art history global? (pp. 249–279). Routledge.

Preziosi, D. (2009). Introduction: Art history—Making the visible legible. In D. Preziosi (Ed.), The art of art history: A critical anthology (pp. 1–12). Oxford University Press.

Quijano, A. (1992). Colonialidad y modernidad/racionalidad. Perú Indígena, 13(29), 11–20.

Ramírez, M. C. (2000). Brokering identities: Art curators and the politics of cultural representation. In R. Greenberg, B. W. Ferguson, & S. Nairne (Eds.), Thinking about exhibitions (pp. —). Routledge.

Reinaldim, I. (2021). Cânone(s), globalização e historiografia da arte. Ars, 19(42), 222–260.

Sastre de la Vega, D. (2019). Arte y nación: El discurso de la historia del arte en el Japón Meiji. Edicions Bellaterra.

Downloads

Publicado

2026-01-13

Como Citar

Layton, A. (2026). A noção de tradição nacional como dispositivo colonial: arqueologia da História da Arte entre México e Japão. Imagem: Revista De História Da Arte, 7(2), 29-53. https://doi.org/10.34024/5xzp8731
Recebido 2025-10-17
Aceito 2025-11-02
Publicado 2026-01-13