De muitos, um Paixões fascistas, alterocídio e o (des)empoderamento do zé-ninguém

Conteúdo do artigo principal

Aléxia Bretas

Resumo

O que leva as massas a aderir ao ódio programático pelo outro, em suas múltiplas formas? Qual o apelo exercido por regimes autoritários junto ao cidadão comum? Quais condições tornam possível o florescimento de paixões fascistas no âmago mesmo de sociedades democráticas? Essas são algumas das questões irradiadoras que compõem o fio condutor deste artigo. Com base em um enquadramento oferecido por Judith Butler em seu esforço de desvendar os modos de operação de movimentos alterocidas abrigados pelo guarda-chuva antigênero, busca-se estabelecer interlocuções críticas entre Wilhelm Reich, Theodor W. Adorno, Michel Foucault e Vladimir Safatle. Disso resulta o reconhecimento do papel central desempenhado pela alienação e pelo ódio às diferenças como estratégia de combate a ansiedades e medos propositalmente projetados em indivíduos e grupos dissidentes investidos de um poder fantasmagórico de destruição.

Detalhes do artigo

Seção

Dossiê

Biografia do Autor

Aléxia Bretas, Universidade Federal do ABC

Professora adjunta da Universidade Federal do ABC, onde leciona nos cursos de Filosofia e no Bacharelado em Ciências e Humanidades. Mestra e doutora em Filosofia pela USP (2010), pós-doutora em Teoria Literária pela UNICAMP (2014). Realizou estágios de pesquisa na Freie Universität Berlin (2009) e na Université Paris 8 (2013). É autora dos livros A constelação do sonho em Walter Benjamin (Humanitas/Fapesp, 2008), Do romance de artista à permanência da arte (Annablume/Fapesp, 2013), Fantasmagorias da modernidade (Ed. UNIFESP, 2017) e Aquém do homem (EdUFABC, 2022). Membra da Rede Nexos: Teoria Crítica e pesquisa interdisciplinar, do grupo Extimidades: Teoria Crítica desde o Sul global, e do Board of Directors da International Herbert Marcuse Society.

Como Citar

De muitos, um: Paixões fascistas, alterocídio e o (des)empoderamento do zé-ninguém. EXILIUM Revista de Estudos da Contemporaneidade, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 168–178, 2026. DOI: 10.34024/zze13s54. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/exilium/article/view/22538. Acesso em: 24 set. 2026.

##plugins.generic.shariff.share##

Referências

Adorno, T. W. (2015). Teoria freudiana e o padrão da propaganda fascista. In Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Editora Unesp.

Adorno, T. W. (2025) Estudos sobre a personalidade autoritária. Editora Unesp.

Bretas, A. (2022). Aquém do homem: Ensaios críticos em perspectiva interseccional. Editora UFABC.

Butler, J. (2024). Quem tem medo do gênero? Boitempo.

Butler, J. (2026). Judith Butler on the anti-gender ideology movement, current theories of gender, and their ideas of radical democracy. Review of Democracy. https://revdem.ceu.edu/2024/05/13/judith-butler/.

Foucault, M. (1983). Preface. In G. Deleuze & F. Guattari, Anti-Oedipus: Capitalism and schizophrenia. University of Minnesota Press.

Santos, L. L. (2025). Guerras pornopolíticas: A crítica à ideologia de gênero como expressão de conflitos em torno dos direitos sexuais e reprodutivos. Edição da autora.

Safatle, V. (2018, 22 outubro). O que é fascismo? Revista Cult. https://revistacult.uol.com.br/home/o-que-e-fascismo/.

Reich, W. (2001). Psicologia de massas do fascismo. Martins Fontes.

Reich, W. (2020). Análise do caráter. Martins Fontes.

Rodrigues, N. (1997). Flor de obsessão. Companhia das Letras.

Tiburi, M. (2018). Como conversar com um fascista. Record, 2018.

Virgil. (2001). Aeneid: Books 7–12; Appendix Vergiliana, vol. 2 (H. R. Fairclough, Trad.; G. P. Goold, Rev.). Harvard University Press. https://escamandro.wordpress.com/2013/08/22/o-moretum-pseudo-virgil.