O que os historiadores podem aprender com Edward Said?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo pretende demonstrar alguns aspectos nos quais o campo da historiografia pode se beneficiar de maior diálogo com a obra do crítico literário palestino Edward Said. Tendo como principal referência o livro O orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente (1996), o que se pretende aqui é demonstrar como, na estrutura da obra, há uma série de concepções que exigem que o historiador reflita sobre os limites da sua disciplina. Para isso, apresentam-se três eixos reflexivos: as concepções teóricas desenvolvidas por Edward Said, o seu impacto na historiografia e, por fim, como as mudanças recentes no campo historiográfico abrem para novas interpretações acerca do legado saidiano.
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação, sob a licença Creative Commons-NonCommercial-NoDerivs Attribution 2.0 Generic.
Os autores se responsabilizam pelo teor do texto, considerando que a revista adota ferramentas de verificação anti-plágio e segue as diretrizes éticas do Committee on Publication Ethics (COPE), do Code of Ethics American Educational Research Association (AERA), do Código de Boas Práticas Científicas – FAPESP e do Council of Science Editors (CSE) em relação a publicação.
Em caso de artigo traduzido ou em outros idiomas, entrar em contato com os editores responsáveis para evitar conflitos de política de direitos autorais relativa à publicação do material.
Como Citar
##plugins.generic.shariff.share##
Referências
Ahmad, A. (2002). Linhagens do presente: ensaios. Boitempo.
Arantes, P. (2014). O novo tempo do mundo. Boitempo.
Asad, T. (1973). Two European images of non-European rule. Economy and Society, 2(3), 263–277.
Bernal, M. (1987). Black Athena: The afroasiatic roots of classical civilization. Volume 1: The fabrication of Ancient Greece 1785-1985. Rutgers University Press.
Bhabha, H. (1998). O local da cultura. Editora UFMG.
Canetitieri, S. (2022). A crítica do presentismo historiográfico a partir da concepção de “tempo curto” em Marc Bloch. Revista de Teoria da História, 3(7), 1–17.
Chakrabarty, D. (2000). Provincializing Europe. Princeton University Press.
Chatterjee, P. (2004). Colonialismo, modernidade e política. Ed. UFBA.
Chesneaux, J. (1995). As armadilhas do quadripartismo histórico. In J. Chesneaux (Org.), Por uma história mundial (pp. 30—36). Instituto Piaget.
Daher, J. (2024, 1º abril). Orientalism, imperialism and the Western coverage of Palestine. Al Jazeera Media Institute. https://institute.aljazeera.net/en/ajr/article/2619
Foucault, M. (1999). Vigiar e punir: nascimento da prisão (R. Ramalhete, Trad., 20ª ed.). Vozes.
Goody, J. (2008). O roubo da História: como os europeus se apropriaram das ideias e invenções do Oriente. Contexto.
Gramsci, A. (2001). Caderno 12 (1932): Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In A. Gramsci, Cadernos do cárcere. Volume 2: Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo (C. N. Coutinho, Ed. e Trad., L. S. Henriques & M. A. Nogueira, Co-eds., 2ª ed., pp. 13–54). Civilização Brasileira.
Harootunian, H. (2012). “Memories of underdevelopment” after area studies. Positions: East Asia Cultures Critique, 20(1), 7–35.
Hartog, F. (2011). Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Autêntica.
Hobbs, S. (2021). Why the phrase “Arab Spring” should be retired. Cairo Review of Global Affairs. https://www.thecairoreview.com/essays/why-the-phrase-arab-spring-should-be-retired/
Hobsbawm, E. (2011). Tempos fraturados: cultura e sociedade no século XX (2ª ed.). Companhia das Letras.
Hourani, A. (2000). Uma história dos povos árabes. Companhia das Letras.
Irwin, R. (2006). Pelo amor ao saber. Record.
Koselleck, R. (2006). Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Contraponto.
Lênin, V. I. (2011). O imperialismo: etapa superior do capitalismo. Unicamp.
Lewis, B. (2004). A crise do Islã: Guerra santa e terror profano. Jorge Zahar.
Mackenzie, J. (1994). Edward Said and the historians. Nineteenth-Century Contexts: An Interdisciplinary Journal, 18(1), 9–25.
Mamdani, M. (2020). Neither settler, nor native: The making and unmaking of permanent minorities. The Belknap Press of Harvard University.
Memmi, A. (2007). Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Civilização Brasileira.
Mignolo, W. (2007). La idea de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Biblioteca Iberoamericana de Pensamiento.
Murphy, B. (22 maio 2018). Bernard Lewis, o historiador que ressuscitou o “choque de civilizações”, morreu aos 101 anos. O Público. https://www.publico.pt/2018/05/22/mundo/noticia/bernard-lewis-eminente-historiador-do-medio-oriente-morre-aos-101-anos-1831207
Parry, B. (1993). A critique mishandled. Social Text, (35), 121–133.
Pureza, F. (2023). História da Ásia. Contexto.
Ramzy, R. (2006). Historiography as a means of power: ‘Otherization’ and imperialism through the writings of Edward Said. In S. Nagy-Zekmi (Ed.), Paradoxical citizenship: Edward Said. Lexington Books.
Said, E. (1996). Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Companhia das Letras.
Said, E. (2011). Cultura e imperialismo. Companhia das Letras.
Santos, M. (2001). Território e sociedade: entrevista com Milton Santos. Fundação Perseu Abramo.
Todorov, T. (2003). A conquista da América: a questão do outro (B. P. Moi, Trad., 2ª ed.). Martins Fontes.
Turin, R. Presentismo, neoliberalismo e os fins da história. In A. Avila, F. F. Nicolazzi & R. Turin (Orgs.), A história (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão de conhecimento histórico (pp. 245–271). Milfontes.
Vukovich, D. (2013). China and Orientalism: Western knowledge production and the P. R .C. Routledge.