Educação Ambiental e sustentabilidade: uma preocupação necessária e contínua na escola

Autores

  • Katiane Pedrosa Mirandola Silva Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES/Brasil
  • Keliene Pedrosa Mirandola Silva Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES/Brasil
  • Karine de Oliveira Canedo Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES/Brasil
  • Désirée Gonçalves Raggi Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Geraldo Ferreira da Silva Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2670

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Interdisciplinar, Escola.

Resumo

Nas últimas décadas a Educação Ambiental ganhou e ampliou sua relevância, especialmente na sensibilização e na conscientização de alunos. Educação Ambiental e Sustentabilidade são temas abordados, mas nem sempre presentes no currículo escolar, como prevê a legislação. Este estudo objetivou mostrar como ambos são incluídos no planejamento escolar, via análise do plano de ação de 2018, e, de entrevistas semiestruturadas feitas em duas escolas do sul do Espírito Santo, Brasil. Demonstrou necessidade de incluí-los e intensificá-los de forma interdisciplinar, contínua e permanentemente. A escola é o espaço apropriado para mudanças, podendo gerar um futuro melhor e indivíduos críticos e conscientes, capazes de reduzir os efeitos que devastam o meio ambiente.

Biografia do Autor

  • Katiane Pedrosa Mirandola Silva, Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES/Brasil
    Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré São Mateus/ES, Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Pedagoga
  • Keliene Pedrosa Mirandola Silva, Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES/Brasil
    Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré São Mateus/ES, Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Pedagoga
  • Karine de Oliveira Canedo, Faculdade Vale do Cricaré - São Mateus/ES/Brasil
    Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela Faculdade Vale do Cricaré São Mateus/ES, Assistente Social
  • Désirée Gonçalves Raggi, Universidade Federal do Espírito Santo
    Doutora em Ciências da Educação pela Universidade del Norte, Paraguai, Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo - ES/Brasil
  • José Geraldo Ferreira da Silva, Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, Brasil
    Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ/Brasil, Docente da Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa/Brasil.

Downloads

Publicado

30-03-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Katiane Pedrosa Mirandola; SILVA, Keliene Pedrosa Mirandola; CANEDO, Karine de Oliveira; RAGGI, Désirée Gonçalves; SILVA, José Geraldo Ferreira da. Educação Ambiental e sustentabilidade: uma preocupação necessária e contínua na escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 14, n. 1, p. 69–80, 2019. DOI: 10.34024/revbea.2019.v14.2670. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2670. Acesso em: 4 dez. 2025.
Recebido 2018-10-07
Aprovado 2018-12-27
Publicado 2019-03-30