Greenwashing: dos conceitos à tendência da literatura científica global

  • Rafael Batista Ferreira UEG- Universidade Estadual de Goiás. FAMA- Faculdade Metropolitana de Anápolis
  • Ananda Helena Nunes Cunha UEG- Universidade Estadual de Goiás.
  • Carlos Eduardo Bento Barbosa UEG- Universidade Estadual de Goiás.
  • Mirza Seabra Toschi UEG- Universidade Estadual de Goiás.
Palavras-chave: Lavagem verde, Cienciometria, Tecnologia, Sociedade, Ambiente.

Resumo

Objetivou -se com a elaboração dessa pesquisa criar um alerta sobre as empresas greenwashing levantando conceitos do termo, o papel do sujeito ecológico frente esta prática, como surgem as empresas que o praticam e seus diagnósticos, além de trazer uma possível alternativa de inibi-las em nível nacional. Também, com intuito de provar a relação estreita entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente realizou-se uma análise cienciométrica do tema greenwashing. No geral, consolidou-se a hipótese da estreita relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, evidenciando a importância deste estudo para a mudança dos hábitos de consumo da sociedade.

Biografia do Autor

Rafael Batista Ferreira, UEG- Universidade Estadual de Goiás. FAMA- Faculdade Metropolitana de Anápolis
Possui graduação (2011) e mestrado (2013) em Engenharia Agrícola e atualmente é doutorando no programa de pós graduação RENAC (Recursos Naturais do Cerrado) sendo todos na Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é professor adjunto da Faculdade Metropolitana de Anápolis. Tem experiência na área de secagem e armazenamento de grãos e sementes, e também ministra aula de disciplinas com temáticas de física aplicada aos cursos de agronomia e Engenharia Ambiental.
Ananda Helena Nunes Cunha, UEG- Universidade Estadual de Goiás.
É Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Goiás/GO (2007), Especialista em Saneamento Ambiental pela Universidade Gama Filho/RJ (2010), Mestre em Engenharia Agrícola com ênfase em recursos hídricos e saneamento ambiental pela Universidade Estadual de Goiás/UEG (2012). Doutora em Agronomia com ênfase em solo e água pela Universidade Federal de Goiás (2016) e pós-doutoranda em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás. Atua principalmente: implantação e manutenção de projetos de paisagismo e ambientais; manejo e fertilidade de solos; acompanhamento de projetos nas áreas de recursos hídricos, processos erosivos e ações de revitalização; apoio técnico na área de conservação de água, solo e recursos florestais e desenvolvimento de projetos de recuperação de áreas degradadas, gestão e educação ambiental. Atualmente trabalha nas áreas de: reúso de água e produção com água residuária, economia com fertilizantes, hidroponia, recuperação de áreas degradas, recursos hídricos, resíduos sólidos e reaproveitamento de resíduos, fertilidade do solo, vermicompostagem e fontes alternativas de nutrientes.
Carlos Eduardo Bento Barbosa, UEG- Universidade Estadual de Goiás.
Mestrando em Engenharia Agrícola, pela Universidade Estadual de Goiás. (Em andamento) Possui pós-graduação em Docência do ensino superior, pela Faculdade Apogeu - DF. (2017). Possui graduação em Agronomia, pela Faculdade Metropolitana de Anápolis - FAMA. (2013 - 2017) Graduando em Licenciatura em Física, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. (2015 - 2019).
Mirza Seabra Toschi, UEG- Universidade Estadual de Goiás.
Possui graduação em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero/SP, graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Passos/MG, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP. Fez estágio de pós-doutoramento, na FE/UnB, com a supervisão de Ilma Passos Alencastro Veiga, pesquisando a docência nos ambientes virtuais de aprendizagem. É aposentada da UFG e da Universidade Estadual de Goiás, onde coordenou o Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, no período 2012-2013. Foi coordenadora do GT Educação e Comunicação da ANPEd (2001-2002). É filiada à Anped e à Anpae e participa de seus eventos. Emite pareceres para diferentes revistas acadêmicas, da área de educação. É representante da UEG no Conselho Estadual de Educação de Goiás, compondo as Câmaras de Educação Básica, Superior e Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, pesquisando sobre as tecnologias na educação.
Publicado
2019-06-19
Como Citar
Ferreira, R. B., Cunha, A. H. N., Barbosa, C. E. B., & Toschi, M. S. (2019). Greenwashing: dos conceitos à tendência da literatura científica global. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(2), 215-233. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2638
Seção
Artigos