Processo metodológico de elaboração de uma cartilha educativa socioambiental e suas possíveis aplicações na sociedade

  • Raynon Joel Monteiro Alves Universidade do Estado do Pará
  • Ana Lúcia Nunes Gutjahr Universidade do Estado do Pará.
  • Altem Nascimento Pontes Universidade do Estado do Pará.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Comunidades Rurais; Material Paradidático; Popularização da Ciência; Problemas Socioambientais.

Resumo

Este estudo objetivou demonstrar o procedimento metodológico de elaboração de uma cartilha intitulada “Comunidades de Marapanim e o meio ambiente: uma relação (in)sustentável?”, a qual foi resultado de uma pesquisa realizada em três povoados do município de Marapanim-PA, além das possíveis aplicações na sociedade. Tal cartilha apresenta 11 tópicos principais que discorrem sobre a caracterização socioeconômica e ambiental das comunidades, os problemas socioambientais, a importância de atividades educativas e as considerações finais. Esse material foi elaborado em linguagem simples e de fácil compreensão, a fim de alcançar o maior número possível de pessoas, em espaços formais e não formais de ensino. A referida cartilha é um instrumento viável de aproximação do conhecimento acadêmico-científico com a sociedade, sensibilizando-a sobre a intervenção na problemática socioambiental por meio de sugestões sustentáveis e ações de Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Raynon Joel Monteiro Alves, Universidade do Estado do Pará
Biólogo, Mestre em Ciências Ambientais. Universidade do Estado do Pará.
Ana Lúcia Nunes Gutjahr, Universidade do Estado do Pará.
Bióloga, Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Universidade do Estado do Pará.
Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará.
Físico, Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Universidade do Estado do Pará.
Publicado
2019-06-18
Como Citar
Alves, R. J. M., Gutjahr, A. L. N., & Pontes, A. N. (2019). Processo metodológico de elaboração de uma cartilha educativa socioambiental e suas possíveis aplicações na sociedade. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(2), 69-85. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2595
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##