Educação Ambiental: análise da percepção dos alunos do ensino fundamental sobre a qualidade da água consumida no município de Belém (PA)

Autores

  • João Ricardo Souza do Rêgo Professor de Ciências Naturais e Educação Ambiental no Colégio São Paulo Belém/PA desde agosto de 2011.

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2542

Palavras-chave:

Recursos Hídricos, Percepção Ambiental, Qualidade da Água, Educação Ambiental.

Resumo

Estudo que desvela a percepção de alunos de um colégio localizado no Município de Belém, capital do Estado do Pará, sobre a qualidade da água consumida diariamente em suas residências. Buscou-se, por meio de questionários, verificar a percepção ambiental dos estudantes a respeito da temática sobre qualidade e importância da água e comparar com os resultados da análise físico-química e microbiológica das águas coletadas, objetivando constatar se a qualidade da água percebida e relatada pelos alunos, corresponde com o enquadramento dos parâmetros dessa águas às normas de portabilidade. Por meio destes resultados foi possível revelar que os alunos possuem a percepção da importância da água de boa qualidade para os múltiplos usos humanos, conhecimento que se constitui essencial como estratégia de ensino em Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Ricardo Souza do Rêgo, Professor de Ciências Naturais e Educação Ambiental no Colégio São Paulo Belém/PA desde agosto de 2011.

Mestre em Ciências na área de Recursos Hídricos pela Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará (2017). Graduado em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Maranhão (2008).

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Rêgo, J. R. S. do. (2018). Educação Ambiental: análise da percepção dos alunos do ensino fundamental sobre a qualidade da água consumida no município de Belém (PA). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(4), 87–110. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2542

Edição

Seção

Artigos
Recebido em 2018-01-25
Aceito em 2018-11-21
Publicado em 2018-12-30