Educação Ambiental e a interdisciplinaridade em uma Escola do Campo

Autores

  • Rafael Soares de Souza Pitombeira Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE
  • Francisco Casimiro Filho Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE
  • Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2485

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação do Campo, Interdisciplinaridade.

Resumo

O presente estudo investigou como o tema educação ambiental vem sendo desenvolvido em uma escola do campo situada em uma área de Reforma Agrária no interior do Ceará, identificando assim, se o mesmo está sendo abordado na perspectiva de uma ação interdisciplinar. Os dados foram resultados de um estudo de caso coletados por meio de entrevistas individuais com perguntas semi-estruturadas. Responderam ao questionário, treze professores que lecionam na Escola de Ensino Médio Maria Nazaré de Sousa (Nazaré Flor) localizada no Assentamento Maceió, na zona rural do Município de Itapipoca, Ceará. Os principais resultados alcançados demonstraram que a educação ambiental está sendo desenvolvida na escola, e que, muitos professores trabalham de forma interdisciplinar. Verificou-se também que o campo experimental é um espaço pedagógico muito utilizado como meio norteador do projeto pedagógico ao desenvolver a educação ambiental de forma interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Soares de Souza Pitombeira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Universidade Federal do Ceará.

Francisco Casimiro Filho, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Universidade Federal do Ceará

Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Universidade Federal do Ceará

Downloads

Publicado

30-03-2018

Como Citar

Pitombeira, R. S. de S., Filho, F. C., & Esmeraldo, G. G. S. L. (2018). Educação Ambiental e a interdisciplinaridade em uma Escola do Campo. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 13(1), 213–226. https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2485

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2017-10-02
Aceito: 2018-02-09
Publicado: 2018-03-30