Reflexões sobre a leitura de imagens para atividades de Educação Ambiental

Autores

  • Winnie Gomes Silva

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2386

Palavras-chave:

Leitura de imagens, Educação ambiental, Vygotsky.

Resumo

O leitor não é aquele que lê apenas livros, mas também lê elementos não verbais, ou seja, imagens. O processo entre espectador-leitor e imagem promove produção de sentidos e significados, os quais irão modificar, ajustar e ampliar as concepções do leitor sobre a realidade. Partindo deste pressuposto bibliográfico, o trabalho presente tem como objetivo refletir a cerca da leitura de imagens em atividades de educação ambiental (EA), haja vista que EA propõe oferecer instrumentos para que as pessoas possam compreender sua realidade e reconstruir seus valores ecológicos. Assim, a leitura de imagens pode ser uma estratégia pedagógica utilizada por educadores ambientais e/ou professores, a fim de desenvolver sensibilidade e visão crítica frente às crises socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Winnie Gomes Silva

Formanda em Psicologia, especialista em Neuropsicologia, Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE, Doutoranda em Educação pela mesma instituição, na linha de pesquisa em ensino de ciências. Possui experiência e publicação na área de educação ambiental pelo Instituto Nacional de Pesquisas das Amazônia - INPA no laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LASPEA).

Downloads

Publicado

29-09-2017

Como Citar

Silva, W. G. (2017). Reflexões sobre a leitura de imagens para atividades de Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(4), 44–59. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2386

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2017-02-08
Aceito: 2017-08-08
Publicado: 2017-09-29