A Educação Ambiental brasileira: história e adjetivações

Autores

  • Camila Aparecida da Cruz Ferreira Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP
  • Ismail Barra Nova Melo Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP http://orcid.org/0000-0001-5177-4151
  • Silvio César Moral Marques Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2097

Palavras-chave:

EEducação Ambiental, Contexto Histórico, Adjetivações.

Resumo

Um retorno à história recente do país permitirá um entendimento de como os movimentos sociais foram relevantes para a construção das diversas concepções que formam a complexa teia da Educação Ambiental. Em contrapartida, será ponderado o reflexo que a ditadura militar também produziu no seu desenvolvimento. Assim, após a apresentação do contexto histórico, ao revisitar as produções científicas pertinentes ao assunto e o seu referencial teórico-conceitual, esse artigo pretende compreender os fundamentos, as orientações e as perspectivas da Educação Ambiental adjetivada como crítica e aquela dita conservadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Aparecida da Cruz Ferreira, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

Professora da rede pública de Itapetininga-SP. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental da Universidade Federal de São Carlos-Campus Sorocaba.

Ismail Barra Nova Melo, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos do Departamento de Geografia Turismo e Humanidades. Professor do Programa de Pós-Graduação Sustentabilidade na Gestão Ambiental. Linha de pesquisa Conflitos Socioambientais. Possui pesquisas em resíduos sólidos, Atlas municipal e Educação Ambiental.

Silvio César Moral Marques, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP

Professor associado do Departamento de Geografia Turismo e Humanidades da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental. Linha de pesquisa Conflitos Socioambientais.

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

Ferreira, C. A. da C., Melo, I. B. N., & Marques, S. C. M. (2016). A Educação Ambiental brasileira: história e adjetivações. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(1), 183–195. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2097

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-05-05
Aceito: 2016-03-14
Publicado: 2016-03-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)