Formação e Ação: reflexões sobre a Educação Ambiental no curso de graduação em Geografia da Universidade de Coimbra - Portugal

Autores

  • Rogério Gerolineto Fonseca Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de Rio Claro - UNESP-RC
  • Maria Beatriz Junqueira Bernardes Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2091

Palavras-chave:

Tomada de Consciência Ambiental, Ensino Superior, Graduandos, Geografia.

Resumo

A degradação das condições ambientais e a diminuição da disponibilidade de certos recursos naturais contribuíram, nas últimas décadas, para o aumento das discussões sobre a importância de mudanças de atitude da sociedade. Este artigo tem como objetivo apresentar a percepção dos alunos portugueses de cursos de graduação em Geografia da Universidade de Coimbra (Portugal) sobre a educação ambiental. O instrumento utilizado para a pesquisa foi um questionário, aplicado a um grupo de cinquenta alunos. Os resultados evidenciam a importância da universidade e das mídias na tomada de consciência e na determinação dos hábitos por parte dos alunos, além da possibilidade de se aprofundar ainda mais as abordagens sobre educação ambiental nos cursos de graduação em geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Gerolineto Fonseca, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de Rio Claro - UNESP-RC

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Campus de Rio Claro - UNESP-RC. Temas de Atuação: Análise Ambiental e Riscos e Vulnerabilidade Ambiental.

Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora Doutora do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Temas de atuação: Educação Ambiental e Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

30-12-2015

Como Citar

Fonseca, R. G., & Bernardes, M. B. J. (2015). Formação e Ação: reflexões sobre a Educação Ambiental no curso de graduação em Geografia da Universidade de Coimbra - Portugal. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(4), 40–57. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2091

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-04-28
Aceito: 2015-11-04
Publicado: 2015-12-30