Uma abordagem da matemática com secagem solar no Ensino Médio

Autores

  • Eduardo de Souza Ribeiro UPE-Universidade de Pernambuco
  • Jaelson Macedo Coelho Universidade de Pernambuco - UPE
  • Nancy Lima Costa Universidade de Pernambuco - UPE
  • Claudemiro Lima Júnior Universidade de Pernambuco - UPE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20171

Palavras-chave:

Energias renováveis, Modelagem Matemática, Aprendizagem, Sustentabilidade

Resumo

A secagem é um método de conservação de alimentos que agrega valor ao produto in natura. Difundir o uso de secadores solares pode estimular o desenvolvimento sustentável de comunidades, cuja fonte de renda é a agricultura. A vivência, aqui apresentada, trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola estadual de Petrolina-PE, a qual integrou conceitos matemáticos a aspectos ambientais do cotidiano dos estudantes. A experiência evidenciou o potencial da abordagem transversal da Educação Ambiental nas aulas de Matemática, promovendo a reflexão sobre o uso sustentável dos recursos naturais e estimulando o pensamento crítico dos estudantes. 

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Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

RIBEIRO, Eduardo de Souza; COELHO, Jaelson Macedo; COSTA, Nancy Lima; LIMA JÚNIOR, Claudemiro. Uma abordagem da matemática com secagem solar no Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 5, p. 306–317, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20171. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20171. Acesso em: 8 nov. 2025.