Educação Ambiental nas Escolas Públicas Municipais de São Gonçalo (RJ): levantamento e viabilidade para o município

Autores

  • Raphael Yoshiaki Awata Universidade Veiga de Almeida. Prefeitura Municipal de Niterói, Fundação Municipal de Educação.
  • Cecília Bueno Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20118

Palavras-chave:

Educação Ambiental, São Gonçalo, Escola Pública

Resumo

Este artigo visa identificar as escolas municipais de São Gonçalo (RJ) que implementam projetos de Educação Ambiental (EA). O referencial teórico explora a relação entre EA, pensamento crítico e cidadania, destacando suas conexões com as políticas públicas educacionais nos âmbitos federal e municipal. A metodologia incluiu o mapeamento das escolas e a análise de documentos oficiais das Secretarias de Educação e Meio Ambiente. A pesquisa utilizou um questionário enviado por e-mail institucional. O estudo conclui que, apesar das práticas significativas nas escolas, questões como currículo, recursos financeiros, parcerias e formação de professores ainda precisam ser abordadas nas políticas públicas para uma implementação efetiva da EA. 

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Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AWATA, Raphael Yoshiaki; BUENO , Cecília. Educação Ambiental nas Escolas Públicas Municipais de São Gonçalo (RJ): levantamento e viabilidade para o município. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 5, p. 413–429, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20118. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20118. Acesso em: 8 nov. 2025.