A Educação Ambiental nos cursos de educação profissional: um estudo em Abaetetuba (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20024

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Técnico, Projeto Pedagógico

Resumo

Este estudo analisou a inserção da Educação Ambiental (EA) nos cursos de ensino médio integrado à educação profissional técnica do Instituto Federal do Pará (IFPA, campus de Abaetetuba). Empregou-se a metodologia de levantamento documental e entrevistas semiestruturadas com docentes dos cursos. Os resultados indicam que o IFPA possui orientações claras e bem definidas quanto a inserção da EA nos cursos técnicos ofertados pela instituição, mas que isso não se materializa nos Projetos Pedagógicos dos Cursos analisados, os quais abordam a EA de forma incipiente. Além disso, a percepção de EA dos professores é bastante elementar, não evidenciando uma posição crítica ante os problemas socioambientais da região.

Biografia do Autor

  • Pedro Chaves Baía-Júnior, Instituto Federal do Pará (IFPA)

    Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (PPGCITE/UFPA)

  • Ísis Caroline Simões da Costa, Instituto Federal do Pará (IFPA)

    Bolsista CNPq.

  • Eloísa Dias Negrão, Instituto Federal do Pará (IFPA)

    Bolsista CNPq.

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Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Educação Ambiental nos cursos de educação profissional: um estudo em Abaetetuba (PA): . (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 33-49. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20024
Recibido 2025-01-29
Aprovado 2025-03-12
Publicado 2025-06-03