Epistemologia da Educação Ambiental e a relação com a ecologia humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19898

Palavras-chave:

Epistemologia da Educação Ambiental, Epistemologia da Ecologia Humana, Relação entre Educação Ambiental e Ecologia Humana

Resumo

Neste artigo se discute quais meios os referenciais teóricos-metodológicos, os conceitos, os processos de diálogo interdisciplinar e as condições limítrofes das abordagens se inserem na Educação Ambiental como uma estrutura conjunta, propondo relacionar com a Ecologia Humana. As fontes de pesquisa contemplaram livros, artigos completos e portal de periódicos da Capes. O recorte temporal enfático compreende os anos de 2018 a 2024. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, com abordagem qualitativa exploratória. Notou-se que a Educação Ambiental e Ecologia Humana possuem uma relação estreita quanto ao cuidado e preservação da natureza, ajudando na formação de pessoas justas, engajadas e conscientes.

Biografia do Autor

  • Florisvaldo Cavalcanti dos Santos, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

    Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH - Universidade do Estado da Bahia - UNEB/BA). Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Especialista em Administração de Sistema de Informação, pela UFLA (Universidade Federal de Lavras-MG) Graduado em Administração de Empresas pela FACAPE (1997) Atualmente Coordenador dos Cursos de Administração e GTI da FACAPE. Atuou no mercado como programador de computador e analista de sistemas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estrutura Organizacional. Professor nível superior. 

  • Sergio Luiz Malta de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande - PB

    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (1989), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Pós-doutorado em Geografia (UFPE - concluído - 2016). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande e é . Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, modelo de gestão, desenvolvimento local, espaço, sustentabilidade, ecologia humana, geografia, interdisciplinaridade, ensino de geografia e região, hidrelétricas, Estudos regionais da área de Paulo Afonso. Membro doGrupo de Pesquisa Grupo de Pesquisas sobre Políticas e Educação Geográfica (GPPEG) (vice líder), Grupo de Apoio aos Estudantes com Deficiência Visual (GRAESDV) da UFCG e vice líder do de Pesquisa Literatura, Estudos culturais e socioambientais. Professor do programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoh da Universidade do Estado da Bahia e do Mestrado Profissional em Geografia DA UFCG - PROFGEO.

  • Maria do Socorro Pereira de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

    Doutora em literatura e cultura pela UFPB. Pós-doutorado em Literatura e Hermenêutica pela UEPB; Mestre em Literatura e Interculturalidade pela UEPB. Especialista em Literatura brasileira pela UFPE, possui graduação em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife. Professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia humana e gestão socioambiental PPGECOH/UNEB, campus Juazeiro. Tem projeto na linha de Literatura e ensino pelo Grupo de pesquisa em Linguagem e Educação GEPLE, na UFRPE/UAST. Coordena o grupo de pesquisa Literatura, Estudos culturais e socioambientais (GPLECS) UFRPE. Atual presidente da Associação brasileira de Ecologia Humana (SABEH). Trabalha na área de Letras em Teoria da literatura, Literatura Portuguesa, brasileira, popular e infantil, principalmente com os temas Literatura e meio ambiente (Ecocrítica), Ecologia humana, Literatura e ensino, Literatura e Cultura, Sertão, Mulher e literatura.

Referências

ARAÚJO, Paula Carina de. Epistemologia: Um Conceito em Análise no Domínio da Organização do Conhecimento. In: ALMEIDA, Carlos Cândido de; SAN SEGUNDO, Rosa; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel (org.). Estudos críticos em organização do conhecimento. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2024. p.139-164. Disponível em: <http://tiny.cc/jjwj001>. Acesso em: 20 nov. 2024.

BARBOSA, Mônica Maria Vieira Lima; SIQUEIRA, Kárpio Márcio de. Educação Ambiental Integrada: Concepções da Ecologia Humana, Ecopedagogia Socioambiental e Visão Sistêmica Sustentável. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação, v. 11, n. 17, p. e172313, 2023.

BAUMAN, Zygmunt. Vida a Crédito. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2010.

BORGES, Maria Elisa Siqueira. O que a obra de Paulo Freire nos convida a pensar? Educação: Teoria e Prática, v. 31, n. 64, p. e30 [2021], 2021.

CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Fundamentos epistemo-metodológicos da Educação Ambiental. Educar, Curitiba, n. 27, p. 17-35, 2006.

COSTA, Clayton Angelo Silva. Ecologia ambiental e ecologia humana: um alinhamento para reflexão das ações antrópicas? In: 18º Congresso Nacional de Meio Ambiente, Justiça Climática no Antropoceno, v. 13, N. 1, 2021, Poços de Caldas. Anais eletrônicos. Disponível em: <https://www.meioambientepocos.com.br/ANAIS%202021/199_ecologia-ambiental-e-ecologia-humana-um-alinhamento-para-reflexo-das-aes-antrpicas.pdf>. Acesso em: 19 set. 2024.

DINIZ, Marco Túlio Mendonça; SILVA, Sandro Damião Ribeiro da. O Método Indutivo e a pesquisa em Geografia: aplicação no mapeamento de unidades da Paisagem. Caderno de Geografia, v.28, n.54, 2018.

FLORIANI, Dimas; KNECHTEL, Maria do Rosário. Educação Ambiental, epistemologia e metodologias. Curitiba: Gráfica Vicentina Editora LTDA. EPP. 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Edição Especial, 2021.

GAMBOA-BERNAL, Gilberto. Ecología humana y ecología ambiental: binomio clave. Persona y Bioética, vol. 15, núm. 1, enero-junio, 2011, pp. 5-9. Universidad de La Sabana. Cundinamarca, Colombia.

GONÇALVES, Maria Elizabeth Souza; BOMFIM, Luciano Sergio Ventin. Pensamento/ação freiriano: pistas para uma epistemologia descolonial que cimente uma Ecologia Humana contra-hegemônica. Práxis Educativa, vol.16, Ponta Grossa, 2021.

HENRIQUE, Victor Hugo de Oliveira; BAMPI, Aumeri Carlos. Educação Ambiental para a conservação de nascentes: um relato de experiência na Educação Básica. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 31, 27 de agosto de 2024.

LEAL, Zulenilton Sobreira; SANTOS, Juracy Marques dos; GOMES, Geam Karlo. Ecologia humana e antropologia do imaginário: convergências e aproximações. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0502, 2024.

LÖWY, Michael. Crise ecológica, crise capitalista, crise de civilização: a alternativa ecossocialista. Caderno CRH, Salvador, v. 26, 67, p. 79-86, Jan./Abr. 2013.

MACHADO, Luciano Rodolfo de Moura; AGOSTINI, Nilo. A Educação Ambiental Crítica, a Caminho de uma Ecologia Integral: Os Impeditivos da Semiformação e da Indústria Cultural. Devir Educação, v. 3, n. 1, p. 50–61, 2019.

MACIEL, Eloisa Antunes; UHMANN, Rosângela Inês Matos. Ecologia e Educação Ambiental: um estudo sobre as inter-relações conceituais. Revista Cocar, v. 14, n. 30, 2020.

MALLMANN, Adaiana; CARNIATTO, Irene; PLEIN, Clério. A Educação Ambiental do ponto de vista das concepções de Desenvolvimento Sustentável na escola do campo. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 1, p. 44–61, 2020. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9469.

OLIVEIRA, Fernanda Rodrigues de; CAVALCANTE, Kátia Viana; JESUS, Edilza Laray de. Sustentabilidade e Educação Ambiental no Contexto do Novo Ensino Médio: um olhar sobre a proposta curricular e pedagógica do estado do Amazonas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, No 2: 135-151, 2023.

RIOS, Emille Mena Lima Menezes; SILVA, Adriana Maria Cunha da. Ecologia humana e resíduos sólidos: as causas que condicionam a gestão de resíduos sólidos no município de jacobina-bahia. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 102–124, 2023.

ROCHA, Nilson Duarte; GRITTI, Silvana Maria; ROCHA, Jefferson Marçal da; HAMMES, Lúcio Jorge. Educação Ambiental transformadora: uma reflexão da epistemologia e da prática. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 16, n. 7, p. 6094–6110, 2023.

SANTOS, Maria Eduarda Vaz Moniz dos. As diferentes correntes epistemológicas e suas implicações para a pesquisa em Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 1, p. 67–94, 2007.

SARTORI, Siliane Vanessa; CONTI, Diego de Melo; SUGAHARA, Cibele Roberta; BENEDICTO, Samuel Carvalho de. Educação Ambiental: práticas pedagógicas em escolas da rede PEA da UNESCO localizadas na região metropolitana de campinas (SP). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n.2, pp.169-183, 2023.

SILVA, Ramon Torres de Brito; SOARES, Maria José Nascimento; TEIXEIRA, José Johnatta Feitosa. A Educação Ambiental Freiriana no Fomento do Consumo Sustentável. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 49, e130408, 2024.

SOARES, Maria José Nascimento; SILVA, Ramon Torres de Brito; SILVA, Raquel Torres de Brito. Cultura do consumo no fomento de injustiças ambientais. In: SOARES, Maria José Nascimento; SILVA, Gicelia Mendes da (Org.). Reflexões e apontamentos em ciências ambientais. Aracaju: Criação Editora, 2022. Disponível em: <https://editoracriacao.com.br/wp-content/uploads/2023/02/reflexoes-e-apontamentos_compressed-1.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2024.

SOUSA, José Raul de; SANTOS, Simone Cabral Marinho dos. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação, v. 10, n. 2, p. 1396–1416, 2020.

SOUZA-LIMA, José Edmilson de; ALENCASTRO, Mário Sérgio Cunha. Educação Ambiental: breves considerações epistemológicas. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 20–50, 2015.

TOMÁZ, Alzeni de Freitas.; ROCHA, Kilma Manso R.; ALVES, Maria Rosa Almeida; AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de; ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de. Meio Ambiente e Ecologia Humana em Diálogo e Perspectivas no Nordeste Brasileiro. Revista Ecologias Humanas, v. 9, n. 10, 2024.

Downloads

Publicado

03-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Epistemologia da Educação Ambiental e a relação com a ecologia humana. (2025). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 20(3), 464-478. https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19898
Recibido 2024-12-27
Aprovado 2025-04-29
Publicado 2025-06-03