Educação Ambiental na Amazônia paraense: análise de um documento norteador da educação básica no Estado do Pará

Autores

  • Miani Corrêa Quaresma Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19825

Palavras-chave:

Ambiental; Amazônia Paraense; Ciências; Ensino.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar como a EA é desenvolvida em um documento de Orientações Pedagógicas da Secretaria de Estado do Pará, a partir de uma análise qualitativa. Como resultados, percebe-se que, embora o documento incentive a interdisciplinaridade, apresenta falta de clareza nos objetos de conhecimento e num enfoque crítico insuficiente. Para que os cursos de aprendizagem sejam eficazes, é fundamental que as questões ambientais sejam abordadas de maneira central e integrada, promovendo uma educação transformadora que vise ao desenvolvimento crítico dos estudantes em relação às temáticas ambientais.

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Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

QUARESMA, Miani Corrêa. Educação Ambiental na Amazônia paraense: análise de um documento norteador da educação básica no Estado do Pará. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 5, p. 15–34, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19825. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19825. Acesso em: 7 dez. 2025.
Recebido 2024-12-11
Aprovado 2025-05-08
Publicado 2025-08-01