Reciclagem e reutilização de resíduos: um projeto socioambiental desenvolvido na educação de jovens e adultos (EJA) do SESC Santo Amaro, Recife (PE)

Autores

  • Angela Cristina Pascaretta Gallo SESC Santo Amaro, Recife, PE
  • Mariana Guenther Universidade de Pernambuco, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1961

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Resíduos sólidos, Sustentabilidade, Poluição.

Resumo

A geração e acúmulo de resíduos sólidos nos centros urbanos têm sido um dos maiores problemas ambientais da atualidade, e a educação para a sustentabilidade se configura como uma solução viável e efetiva. A Educação Ambiental é condição fundamental para a formação do futuro cidadão e deve ser inserida sistematicamente nos projetos político-pedagógicos das escolas. O projeto apresentado aqui teve início em sala de aula, com as turmas de 3ª e 4ª fases da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social do Comércio (SESC) na unidade executiva de Santo Amaro (Recife – PE). Expandindo-se através de outros setores da unidade e comunidade vizinha, tornou-se um projeto socioambiental de referência para outras unidades do SESC. Esse projeto, iniciado em 2009, incluiu uma série de ações socioambientais: coleta seletiva dentro da unidade e encaminhamento para a reciclagem através de uma cooperativa de catadores da comunidade; produção de artesanatos com o material não rentável para venda direta em uma ação de capacitação e ressocialização em presídios masculinos; transformação do óleo utilizado na cantina em sabão e posterior venda do mesmo pelos moradores da comunidade do entorno; e compostagem dos resíduos orgânicos para produção de húmus. Todas essas ações envolveram alunos e funcionários da unidade SESC Santo Amaro bem como a comunidade do entorno. O objetivo deste relato é difundir nossa experiência de sucesso para o grande público para que sirva de inspiração para futuros projetos desse porte em várias cidades brasileiras, para que o “lixo” deixe de ser visto como um problema e se transforme em uma solução socioambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Guenther, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Instituto de Ciências Biológicas

Downloads

Publicado

16-12-2015

Como Citar

Gallo, A. C. P., & Guenther, M. (2015). Reciclagem e reutilização de resíduos: um projeto socioambiental desenvolvido na educação de jovens e adultos (EJA) do SESC Santo Amaro, Recife (PE). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(4), 11–23. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1961

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2014-10-06
Aceito: 2015-10-19
Publicado: 2015-12-16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.