A CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS COM RECURSOS DIDÁTICOS DE APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ESCOLARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19135

Palavras-chave:

Crise Socioambiental, Ensino, Professores, Propostas Educacionais, Transversalidade

Resumo

Frente à crise socioambiental presenciada pela humanidade, é preciso repensar a relação que se estabelece entre as sociedades e a natureza. Neste sentido, compreende-se que a Educação Ambiental é uma possibilidade de ampliar a consciência ambiental das populações com base em uma formação ecocidadã, voltada ao enfrentamento das causas e consequências das catástrofes ambientais cada vez mais frequentes. Objetivando auxiliar nesse processo educativo, a elaboração de um banco de dados pode ser uma importante ferramenta para o planejamento de estratégias didáticas e aulas significativas, proporcionando a formação de sujeitos críticos e capazes de atuar no enfrentamento de uma emergência ecológica global. 

Referências

ALBERTI, Pedro Henrique. Relatório Parcial. 03f. Relatório parcial (Iniciação Científica) - Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2024.

BAROIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Universitaires de France. Lisboa, Portugal. 1977.

BOTELHO, Janaina Alves. O recurso livro didático e a BNCC no planejamento de aulas do professor de Matemática do Ensino Fundamental. 223f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3493. Acesso em: 28 mai. 2024.

BRASIL. Lei Nº 9.795/1999, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br). Acesso em: 27 mai. 2024.

BRASIL. Resolução nº2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União. Brasília: DOU, 2012

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Edições MMA, 2004. p. 13-24. Disponível em: https://smastr16.blob.core.windows.net/cea/cea/ident_eabras.pdf. Acesso em: 16 mai. 2024.

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental Crítica. In: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Edições MMA, 2004. p.25-34. Disponível em: https://smastr16.blob.core.windows.net/cea/cea/ident_eabras.pdf. Acesso em: 17 mai. 2024.

LANE Delaine Motta.; MIRANDA, Jean Carlos.; ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de. Recursos Didáticos e Educação Ambiental. Revista Educação Pública, v. 22, n. 22, p. 1-4, 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/22/recursos-didaticos-e-educacao-ambiental. Acesso em: 24 mai. 2024

MCGRATH, Matt. Mudanças climáticas: novo relatório do IPCC adverte sobre impactos ‘irreversíveis’. BBC News Brasil, 28. fev. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60554761. Acesso em: 10. jun. 2024.

ROCHA, Clarissa Fleury. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: ANÁLISE DE MATERIAIS DE LITERATURA INFANTIL. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2023.

ROCHA, Clarissa Fleury. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: ANÁLISE DE MATERIAIS DE LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA. 27f. Relatório final (Iniciação Científica) - Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2023.

ROOS, Alana.; BECKER, Elsbeth Leia Spod. Educação ambiental e sustentabilidade. Revista eletrônica em gestão, educação e tecnologia ambiental, p. 857-866, 2012. DOI: https://doi.org/10.5902/223611704259. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reget/article/view/4259. Acesso em: 29 mai. 2024.

SANTINI, Rose Marie.; BARROS, Carlos Eduardo. Negacionismo climático e desinformação online: uma revisão de escopo. Liinc em revista, v. 18, n. 1, p. e5948-e5948, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v18i1.5948. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/download/5948/5602/21199. Acesso em: 31 mai. 2024.

SILVA, Mayara Grazielle Consentino Ferreira da. A crise socioambiental sob uma perspectiva marxista. Revista Sinais, v. 2, n. 24, 2020. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0610-3513. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/sinais/article/view/32670. Acesso em: 31 mai. 2024.

SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM: Infância e Práticas Educativas. Arq. Mudi, v. 11, supl. 2, p. 110-114, 2007. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2014-II/listas/Rec%20didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202014-II.pdf. Acesso em: 31 mai. 2024.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

DECKS, Bruna Mariana; CLARISSA FLEURY ROCHA; MARÍLIA ANDRADE TORALES CAMPOS; PEDRO HENRIQUE ALBERTI. A CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS COM RECURSOS DIDÁTICOS DE APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ESCOLARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 444–454, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19135. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19135. Acesso em: 13 dez. 2025.