EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA ABORDAGEM INTEGRADA PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19130

Palavras-chave:

Crise Socioambiental, Educação Ambiental Crítica, Formação de Professores, Materialismo Histórico-Dialético, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Destacamos a Educação Ambiental Crítica (EAC) na Formação de Professores/as, com foco na problematização, reflexão e interpretação das questões socioambientais contemporâneas. A EAC, fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e no Materialismo Histórico Dialético (MHD), possibilita analisar criticamente as relações de poder dessas questões. A integração transversal da EAC com outras áreas na compreensão dos desafios socioambientais, torna-se essencial para a docência. Em síntese, a abordagem crítica, emancipatória e transformadora da EAC, alinhada à PHC e ao MHD, prepara educadores/as para serem agentes de mudança das relações destrutivas impostas pelo modo capitalista de produzir a vida em sociedade.

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

DE MORAES CASTRO, Laurenia; SOBRAL DA SILVA MAIA, Jorge. EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA ABORDAGEM INTEGRADA PARA A SUSTENTABILIDADE. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 500–508, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19130. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19130. Acesso em: 13 dez. 2025.