Metodologias ativas para a Educação Ambiental

Autores

  • Florisvaldo Cavalcanti dos Santos Universidade do Estado da Bahia – UNEB
  • Sergio Luiz Malta de Azevedo Universidade Federal de Campina Grande-PB
  • Maria do Socorro Pereira de Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19055

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Metodologias Ativas, Conscientização Ecológica

Resumo

O estudo traz elementos para melhor compreender como a Educação Ambiental, com uso de Metodologias Ativas, pode contribuir para mitigar as ações antrópicas nocivas em relação ao meio ambiente. Foram realizadas pesquisas e análises em livros, artigos e dissertações, dentro de um espaço temporal de 2017 a 2023, com citações pontuais de anos anteriores. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa cujo objetivo principal é contribuir com a construção do conhecimento acerca do uso das metodologias ativas na Educação Ambiental. Ao longo da pesquisa percebeu-se que a Educação Ambiental se torna mais efetiva com o uso de metodologias ativas, em prol de argumentações crítico-articuladas do mundo.

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Publicado

01-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Florisvaldo Cavalcanti dos; AZEVEDO, Sergio Luiz Malta de; ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de. Metodologias ativas para a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 8, p. 84–99, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19055. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19055. Acesso em: 11 dez. 2025.
Recebido 2024-07-10
Aprovado 2024-08-05
Publicado 2024-10-01