Educação Ambiental voltada para a reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos no ambiente escolar: um estudo de caso no ensino fundamental em Recife (PE)

Autores

  • Eloyse Almeida da Silva Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Caio Alves Marinho de Oliveira Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Rayana Raissa Costa Araújo Cunha Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Rógean Vinícius Santos Soares Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Vanessa Dias Teixeira Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Mariana Guenther Universidade de Pernambuco, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1850

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Poluição, Resíduos Sólidos, Reutilização, Reciclagem

Resumo

A reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos vêm se demonstrando como alternativas sustentáveis viáveis e eficientes para a solução do problema crônico do acúmulo de resíduos sólidos (“lixo”) nas grandes cidades. E a Educação Ambiental tem um papel fundamental na sensibilização e conscientização dos cidadãos nessa mudança de atitude. No presente estudo realizamos uma série de atividades envolvendo raciocínio, pesquisa, criatividade e cooperação em equipe com alunos do 7º ano do ensino fundamental (faixa etária de 11-13 anos), tendo como foco o problema do descarte indevido dos resíduos sólidos e as soluções baseadas na reutilização e reciclagem desses materiais. As atividades desenvolvidas durante três encontros semanais com os alunos compreenderam: um questionário avaliando o conhecimento prévio dos alunos; uma palestra seguida de debate focando nos assuntos de maior dificuldade para os alunos; a elaboração de cartazes, maquetes e artesanatos utilizando resíduos sólidos trazidos de casa; a exposição dos trabalhos na escola com premiação; e a avaliação final do projeto através de uma dissertação. Os resultados das atividades foram muito satisfatórios, superando nossas expectativas. Foi notória a apropriação pelos alunos dos conteúdos trabalhados e a sua mudança de atitude como agentes transformadores, indicando que a metodologia aplicada foi plenamente adequada e eficiente.

Biografia do Autor

  • Eloyse Almeida da Silva, Universidade de Pernambuco, Recife, PE
    Instituto de Ciências Biológicas
  • Caio Alves Marinho de Oliveira, Universidade de Pernambuco, Recife, PE
    Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Rayana Raissa Costa Araújo Cunha, Universidade de Pernambuco, Recife, PE
    Instituto de Ciências Biológicas
  • Rógean Vinícius Santos Soares, Universidade de Pernambuco, Recife, PE
    Instituto de Ciências Biológicas
  • Vanessa Dias Teixeira, Universidade de Pernambuco, Recife, PE
    Instituto de Ciências Biológicas
  • Mariana Guenther, Universidade de Pernambuco, Recife, PE
    Instituto de Ciências Biológicas

Downloads

Publicado

30-12-2014

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SILVA, Eloyse Almeida da; OLIVEIRA, Caio Alves Marinho de; CUNHA, Rayana Raissa Costa Araújo; SOARES, Rógean Vinícius Santos; TEIXEIRA, Vanessa Dias; GUENTHER, Mariana. Educação Ambiental voltada para a reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos no ambiente escolar: um estudo de caso no ensino fundamental em Recife (PE). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 9, n. 2, p. 412–423, 2014. DOI: 10.34024/revbea.2014.v9.1850. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1850. Acesso em: 25 jun. 2025.
Recibido 2013-09-04
Aprovado 2014-10-08
Publicado 2014-12-30