Educação Ambiental voltada para a reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos no ambiente escolar: um estudo de caso no ensino fundamental em Recife (PE)

Autores

  • Eloyse Almeida da Silva Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Caio Alves Marinho de Oliveira Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Rayana Raissa Costa Araújo Cunha Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Rógean Vinícius Santos Soares Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Vanessa Dias Teixeira Universidade de Pernambuco, Recife, PE
  • Mariana Guenther Universidade de Pernambuco, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1850

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Poluição, Resíduos Sólidos, Reutilização, Reciclagem

Resumo

A reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos vêm se demonstrando como alternativas sustentáveis viáveis e eficientes para a solução do problema crônico do acúmulo de resíduos sólidos (“lixo”) nas grandes cidades. E a Educação Ambiental tem um papel fundamental na sensibilização e conscientização dos cidadãos nessa mudança de atitude. No presente estudo realizamos uma série de atividades envolvendo raciocínio, pesquisa, criatividade e cooperação em equipe com alunos do 7º ano do ensino fundamental (faixa etária de 11-13 anos), tendo como foco o problema do descarte indevido dos resíduos sólidos e as soluções baseadas na reutilização e reciclagem desses materiais. As atividades desenvolvidas durante três encontros semanais com os alunos compreenderam: um questionário avaliando o conhecimento prévio dos alunos; uma palestra seguida de debate focando nos assuntos de maior dificuldade para os alunos; a elaboração de cartazes, maquetes e artesanatos utilizando resíduos sólidos trazidos de casa; a exposição dos trabalhos na escola com premiação; e a avaliação final do projeto através de uma dissertação. Os resultados das atividades foram muito satisfatórios, superando nossas expectativas. Foi notória a apropriação pelos alunos dos conteúdos trabalhados e a sua mudança de atitude como agentes transformadores, indicando que a metodologia aplicada foi plenamente adequada e eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloyse Almeida da Silva, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Instituto de Ciências Biológicas

Caio Alves Marinho de Oliveira, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Rayana Raissa Costa Araújo Cunha, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Instituto de Ciências Biológicas

Rógean Vinícius Santos Soares, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Instituto de Ciências Biológicas

Vanessa Dias Teixeira, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Instituto de Ciências Biológicas

Mariana Guenther, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Instituto de Ciências Biológicas

Downloads

Publicado

30-12-2014

Como Citar

Silva, E. A. da, Oliveira, C. A. M. de, Cunha, R. R. C. A., Soares, R. V. S., Teixeira, V. D., & Guenther, M. (2014). Educação Ambiental voltada para a reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos no ambiente escolar: um estudo de caso no ensino fundamental em Recife (PE). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(2), 412–423. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1850

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2013-09-04
Aceito: 2014-10-08
Publicado: 2014-12-30