Diretrizes e práticas de gestão socioambiental no campus da Unifebe: uma pesquisa no Curso de Administração.

Autores

  • Denize Minatti Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Meira Vasconcelos Universidade Federal de Santa Catarina
  • George Wilson Aiub Centro Universitário de Brusque (Unifebe)
  • Alvaro Lezana Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1819

Palavras-chave:

Gestão Socioambiental, Docente, Discente, Unifebe, Política Institucional Socioambiental.

Resumo

Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar as diretrizes e práticas socioambientais implantadas na Unifebe. O resultado poderá subsidiar a elaboração de projetos e práticas docente e discente, bem como novas políticas institucionais para o meio ambiente. Um questionário foi aplicado com docentes e discentes da instituição, e foram analisados parâmetros pela teoria clássica dos testes (índice de facilidade, índice de discriminação, média e desvio padrão das respostas positivas do teste e intervalo de confiança para a média do total dos escores). Os resultados apontam a necessidade de a Unifebe criar uma política institucional clara, formalmente estabelecida, divulgada e implantada em todas as instâncias, pois diretrizes e políticas amplas que definam e determinem objetivos e metas devem preceder as práticas antes de serem aplicadas na instituição. Palavras-chave: Gestão Socioambiental; Docente; Discente; Unifebe; Política Institucional Socioambiental. Abstract: The aim of this study was to evaluate the guidelines and environmental practices implemented at Unifebe. The result may support the development of projects and teaching and learning practices as well as new institutional policies for the environment. A questionnaire was administered to teachers and students of the institution, and parameters were analyzed by classical test theory (index of ease, discrimination index, mean and standard deviation of the positive responses of the test and confidence interval for the mean of total scores). The results indicate the need for Unifebe to create a clear institutional policy, formally established, disseminated and implemented at all levels, as guidelines and policies broad that define and determine goals and objectives must precede practice before being applied in the institution. Keywords: Socioenvironmental Management; Teachers; Students; Unifebe; Institutional Environmental Policy.

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Biografia do Autor

Denize Minatti Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Bióloga, mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade.

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Publicado

25-07-2014

Como Citar

Ferreira, D. M., Vasconcelos, A. M., Aiub, G. W., & Lezana, A. (2014). Diretrizes e práticas de gestão socioambiental no campus da Unifebe: uma pesquisa no Curso de Administração. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 9(1), 56–69. https://doi.org/10.34024/revbea.2014.v9.1819

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2012-09-19
Aceito: 2014-04-07
Publicado: 2014-07-25

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