O uso de jogos sobre o cerrado nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Elaine Gonçalves de Souza Oliveira IFG - GOIANO

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.16167

Palavras-chave:

Estudo do Bioma Cerrado; Ensino Fundamental 1ª fase; Recursos didáticos.

Resumo

Conhecer o ambiente em que vivemos e o Bioma no qual estamos envolvidos é de extrema importância, pois através deste conhecimento é que somos capazes de cuidar melhor do meio onde estamos inseridos. Vendo a necessidade que docentes e discente necessitam em ampliar esse conhecimento, é que houve o estímulo pela pesquisa, levando-os a conhecerem melhor o Bioma Cerrado e saberem conservar e preservar os recursos naturais que possuem, pois este apresenta uma enorme biodiversidade com muitas espécies endêmicas sendo um dos principais biomas, estando incluído na lista dos 25 hotspost, com áreas críticas para a conservação no mundo. É comum, as escolas focarem apenas no estudo de conteúdos que são também de grande relevância, mas deixarem de lado o estudo do Bioma da região onde a escola está inserida e em muitos momentos passam até mesmo despercebido este estudo, focam em Biomas de outras regiões até mesmo distantes da sua e são insuficientes o estudo da própria região. Dessa forma, torna-se essencial o estudo de métodos para a incitação deste conteúdo e abrir assim novos olhares e curiosidades em observar o que nos rodeia. Assim esse artigo se justifica em investigar métodos didáticos já utilizados, revisando seus efeitos na educação, alcançando tanto o corpo docente quanto discente, sanando essa necessidade do conhecimento. Essa pesquisa tem como objetivo analisar, e revisar práticas pedagógicas sobre o estudo do Bioma Cerrado, pois quando há a utilização de recursos didáticos bem programados o desenvolvimento do conteúdo será ministrado de forma mais prazerosa e assim conduzirá o aluno a um maior interesse pelo que está sendo trabalhado, é como poesia levando-o ao universo imaginário, fixado o conteúdo ensinado de uma forma mais prazerosa, que facilitem o ensino-aprendizado deste relevante Tema.

Biografia do Autor

  • Elaine Gonçalves de Souza Oliveira, IFG - GOIANO

    Mestranda em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado - IFGOIANO, Especialista em Coordenação e Planejamento Escolar -Faculdade Ávila, Graduada em Pedagogia - UEG.

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

OLIVEIRA, Elaine Gonçalves de Souza. O uso de jogos sobre o cerrado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 402–410, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.16167. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16167. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-01-18
Aprovado 2024-06-03
Publicado 2024-08-01