A importância da Educação Ambiental no processo de ensino-aprendizagem: promovendo a consciência ecológica

Autores

  • Adriana Karla Barbalho Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Alanny Christiny Costa de Melo Universdade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v17.16081

Palavras-chave:

Environmental education; National Common Curricular Base; Assú/RN.

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral demonstrar a relevância da Educação Ambiental nas aulas do ensino fundamental II para o desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, localizada no município de Assú (RN). O propósito é formar cidadãos engajados na preservação e sustentabilidade do meio ambiente. A metodologia adotada fundamenta-se em estudos que refletem e debatem a temática, aliada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados revelaram que, ao serem questionados sobre a importância do meio ambiente e as degradações ambientais em Assú/RN, os alunos foram capazes de reconhecê-las. No entanto, observou-se uma lacuna na percepção de ações efetivas e resoluções de problemas nas quais os alunos possam contribuir diretamente. Eles destacaram a falta de iniciativas concretas, mas observaram que cada indivíduo é responsável por promover a mudança. Assim, este estudo ressalta a necessidade de estratégias educacionais mais práticas e direcionadas, que permitam aos alunos não apenas compreender, mas também participar ativamente da promoção da preservação ambiental em sua comunidade.

Biografia do Autor

  • Adriana Karla Barbalho Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

    Professora de geografia do ensino básico, especialista em Educação Ambiental e Educação do Semiárido.

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Publicado

01-08-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

PEREIRA, Adriana Karla Barbalho; MELO, Alanny Christiny Costa de. A importância da Educação Ambiental no processo de ensino-aprendizagem: promovendo a consciência ecológica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 5, p. 83–94, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v17.16081. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/16081. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-01-02
Aprovado 2024-06-03
Publicado 2024-08-01