Educação Ambiental no desenvolvimento das mudanças climáticas: um estado da arte

Autores

  • Maira Rosenente Taverna Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Daniele Saheb Pedroso Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15915

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Estado da Arte

Resumo

Os impactos ambientais ligados as mudanças climáticas veem sendo amplamente discutidos na imprensa, discutindo questões sociais que esta influência. O presente estudo caracteriza-se como um Estado da Arte, ao qual analisou as produções dos anos de 2018 a 2022 referentes as questões de Mudanças Climáticas e Educação Ambiental (EA) nos indexadores da Biblioteca de Tese e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Assim, chegou-se a 19 resultados em que foi identificado questões voltadas a educação; políticas públicas; percurso histórico e metodológico possibilitando caracterizar a EA pelos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2011

BRASIL. Decreto Nº 2.652, de 1º de julho de 1998. Promulga a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, assinada em Nova York, em 9 de maio de 1992. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2652.htm. Acesso em 25 fev. 2023.

BRASIL. Lei Nº 12.187, de 29 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima - PNMC e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12187.htm. Acesso em 27 de fev. 2023.

FERREIRA, N.S.A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 79, p. 257-272, agosto 2002.

GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. 3° Ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2010 (Pesquisa em Educação, v. 1).

GUERRA, A.F.S.; JACOBI, P.; SULAIMAN, S.N.; NEPOMUCENO, T. Mudanças Climáticas, Mudanças Globais: desafios para a educação. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, p. 88–105, 2010.

LIBÂNEO, J.C. Didática. 2 ed. São Paulo. Cortez, 2013

LIMA, N.G.; DORNELAS, K.C.S.; NERES, L.L.F.G.; GUIMARÃES, A.P.M.; NERES, J.C.I.; CARVALHO, A.V. Analfabetismo ambiental: a percepção dos docentes e discentes sobre o ambiente de uma escola do município de Guaraí-TO. AMBIENTE & EDUCAÇÃO - Revista de Educação Ambiental, v. 23, n. 1, p. 198–224, 2018.

MORIN, E. Os sete saberes necessários a educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. 2° ed. São Paulo: Brasiliense, 2014.

ROMANOWSKI, J.P.; ENS, R.T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SANTOS, I.M.G.; SILVA, P.S.; LYRA, M.R.C.C.; FRUTUOSO, M.N.M.A. Estratégias de educação para a sustentabilidade: uma abordagem pedagógica comparativa entre as principais estratégias adotadas em Recife - Pernambuco. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 9, n. 4, p. 391, 29 dez. 2020.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes de Educação Ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I.C.M. (Eds.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17–44.

TAVERNA, M.R.; PAROLIN, L.C. Educação Ambiental e a sua abordagem na Educação Básica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 5, p. 200–216, 1 out. 2021.

VASCONCELOS, C.R.; TAMAIO, I. O papel da Educação Ambiental na formulação de políticas públicas transformadoras para enfrentamento das Mudanças Climáticas. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], 2013.

ALMEIDA, D.A. 2020. O estado da arte na pesquisa em ensino de climatologia com ênfase no tema mudanças climáticas: análise de artigos científicos no período de 2000 a 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra), Programa de Pós-Graduação: Ensino e História de Ciências da Terra, Universidade Estadual de Campinas. Disponível em <https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/1129338>. Acesso em 13 fevereiro 2023.

ARARIPE, E.O. 2020. Metodologia estrangeira, prática brasileira? Análise das ações da plant-for-the-planet no Brasil para o ensino das mudanças climáticas. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos. Disponível em <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12368>. Acesso em 13 fevereiro 2023.

BARRADAS, J. I. Os oceanos como instrumento de Educação Ambiental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 2, p. 24–33, 2020.

COSTA, F.H.R. 2021. Ensino das mudanças climáticas: a questão das Enchentes no bairro jardim botânico na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biociência e Saúde). Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz. Disponível em: < https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49479>. Acesso em 13 fevereiro 2023.

GUIMARÃES, M.; MEIRA CARTEA, P. ÁNGEL. Há Rota de Fuga para Alguns, ou Somos Todos Vulneráveis? A Radicalidade da Crise e a Educação Ambiental. Ensino, Saúde e Ambiente, 4 jun. 2020.

JUNGES, A. L.; DA SILVEIRA, F. L.; MASSONI, N. T. Validação de um opinário sobre aquecimento global. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021.

JUNGES, A.L. 2019. Aquecimento global: uma questão sociocientífica a ser discutida na formação de professores de física da educação básica. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/194660>. Acesso em 13 fevereiro 2023.

LASO-SALVADOR, S.; MARBÁN-PRIETO, J.; RUIZ-PASTRANA, M. Environmental Awareness and Climate Change: A Study with Pre-service Primary Teachers. Revista Electrónica Educare, v. 26, n. 3, p. 1-23, 22 ago. 2022

PINTO, A. P.; MARIANO, Z. de F. Questões ambientais nos livros didáticos de geografia das escolas municipais e estaduais de Jataí (GO). Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 269–297, 2018.

POMIER LAYRARGUES, P. P. Manifesto por uma Educação Ambiental Indisciplinada. Ensino, Saúde e Ambiente, 4 jun. 2020.

SANTOS, I. M. G.; DA SILVA, P. dos S.; LYRA, M. R. C. C.; FRUTUOSO, M. N. M. de A. Estratégias de educação para a sustentabilidade: uma abordagem pedagógica comparativa entre as principais estratégias adotadas em recife - pernambuco. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 9, n. 4, p. 391–404, 2020.

SANTOS, V.M.N..; BACCI, D.L.C. Educação e aprendizagem social para Geoconservação: proteção de serviços ecossistêmicos e governança ambiental na Macrometrópole Paulista. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, 2019.

SILVA, F. M. da; AGUIAR, M. M. de; FARIAS, M. . E. Mudanças climáticas e suas implicações: trabalhando Educação Ambiental com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 2, p. 173–189, 2020.

SILVA, J.E DA. 2019. Ensino de biologia e Educação Ambiental: desenvolvendo estratégias didáticas no Vale do Riacho São José, no agreste do Estado de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em Rede Nacional) Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas. Disponível em: <https://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6107>. Acesso em 13 fev. 2023.

SILVA, M.G.L. 2018. Água, conhecimento e ação local: cartilha como instrumento de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ciências ambientais) – Curso de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32857>. Acesso em: 13 fev. 2023.

SOUZA, G.H.P. de. 2022. Conhecimento sobre mudanças climáticas globais de docentes de escolas públicas em áreas de amortecimento de unidade de conservação na Mata Atlântica. Dissertação (Mestrado em Botânica) Programa de Pós-Graduação em Botânica, Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-12072022-132841/pt-br.php>. Acesso em 13 fevereiro 2023.

SOUZA, G.H.P. DE. 2022. Conhecimento sobre mudanças climáticas globais de docentes de escolas públicas em áreas de amortecimento de unidade de conservação na Mata Atlântica. Dissertação (Mestrado em Botânica) Programa de Pós-Graduação em Botânica, Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-12072022-132841/pt-br.php>. Acesso em 13 fevereiro 2023

SOUZA, P.J.L. DE. 2020. Mudanças climáticas e Educação Ambiental: uma pesquisa ação participativa com crianças e jovens de educação do campo. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília. Disponível em <https://repositorio.unb.br/handle/10482/41066>. Acesso em 13 fevereiro 2023.

ZEZZO, L. V.; COLTRI, P. P. . Educação em mudanças climáticas no contexto brasileiro: uma revisão integrada. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022039, 2022.

Downloads

Publicado

01-06-2024

Como Citar

Taverna, M. R., & Pedroso, D. S. (2024). Educação Ambiental no desenvolvimento das mudanças climáticas: um estado da arte. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(3), 369–383. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.15915

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-11-16
Aceito: 2024-03-18
Publicado: 2024-06-01

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.