Educação Ambiental e participação política na pesca artesanal: a construção de demandas prioritárias de pescadores artesanais em municípios da Bacia de Campos (RJ)

Autores

  • Ana Paula Serpa Nogueira de Arruda Universidade Candido Mendes - UCAM
  • Carmem Brito Leal Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF
  • Laís da Silva Almeida Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Ana Lúcia Mussi de Carvalho Campinho Instituto Federal Fluminense – IFF

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15821

Palavras-chave:

Pesca Artesanal, Participação, Educação ambiental

Resumo

Ao longo de 2020, mobilizados pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Pescarte, pescadores artesanais da Bacia de Campos confeccionaram, por meio de reuniões virtuais, cartas com demandas do grupo a serem encaminhadas aos candidatos das eleições municipais. Este artigo tem como objetivo analisar o processo de escolha das demandas prioritárias elencadas pelos pescadores artesanais. A metodologia utilizada pautou-se na análise de documentos desenvolvidos e na observação participante durante as reuniões. Como resultado, observamos o protagonismo coletivo dos pescadores na busca da configuração de um grupo de pressão importante na conformação de políticas públicas mais efetivas e específicas a suas necessidades.

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Biografia do Autor

Ana Paula Serpa Nogueira de Arruda, Universidade Candido Mendes - UCAM

Programa de Pós-graduação em Planejamento Regional e Gestão da Cidade

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Publicado

01-04-2024

Como Citar

Arruda, A. P. S. N. de, Leal, C. B., Almeida, L. da S., & Campinho, A. L. M. de C. (2024). Educação Ambiental e participação política na pesca artesanal: a construção de demandas prioritárias de pescadores artesanais em municípios da Bacia de Campos (RJ). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 401–416. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15821

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-10-23
Aceito: 2024-02-21
Publicado: 2024-04-01