Hortas escolares: potencialidades, desafios e novas perspectivas

Autores

  • Andréia Oliveira Barreiros Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Luciana Aparecida Farias Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15581

Palavras-chave:

Horta Escolar, Educação Ambiental, Escola, Meio Ambiente

Resumo

As hortas são uma atividade bastante popular no Brasil quando se trata de Educação Ambiental (EA) no contexto escolar. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi identificar e refletir a respeito do tema “horta escolares”, a partir dos resultados obtidos em uma revisão sistemática. A busca se deu em quatro periódicos brasileiros de amplo alcance, dois na área de Educação e dois na área de EA, adotando-se o período de 10 anos. O trabalho teve caráter qualitativo, com a seleção de 53 artigos para comporem a Revisão Sistemática (RS). O tema “horta” foi bastante abordado nos periódicos de EA avaliados, sendo que a partir de 2018 ocorreu um aumento significativo de trabalhos publicados com essa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, P.C.O.G.; RIGHI, E.; BULHÕES, F.M. Hortas escolares sustentáveis: um estudo de caso no município de Alvorada (RS). Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 5, 2023.

BEGNAME, T.; SILVA, K.; TOSTES, R.B.; RESENDE, L.M. Educação Ambiental: uma prática interdisciplinar entre universidade e escola. Educação Ambiental em Ação, v. 53, n. 1, 2018.

BICA, G.S.; MENGARELLI, R.R.; ALVARES, S.M.R. Agroecologia nas escolas públicas: Educação Ambiental e resgate dos saberes populares: caderno de metodologias. UFPR, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. O que fazem as escolas que dizem que fazem Educação Ambiental – Brasília: SEC, Alfabetização e Diversidade, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao5.pdf>. Acesso em: 28 de agosto de 2023.

BRASIL. Resolução n. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: <https://cutt.ly/Qxb0VNb>. Acesso em: 27 de março de 2023.

BRÜGGER, P. Educação ou adestramento ambiental. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: A formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2012.

CASEMIRO, D.M.F.; LEMOS, G.S.; MENDONÇA, R.; MACEDO, R.S.; COSTA-PINTO, A.B. Contribuições à Educação Ambiental crítica: uma experiência investigativa no processo de implementação da horta agroecológica na universidade federal do sul da Bahia. Educação Ambiental em Ação, v. 68, n. 1, 2019.

COLAGRANDE, E.A.; FARIAS, L.A.; BITTENCOURT, A.L.V.; LEITE, L.O.C. Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis. Ciênc. educ., v. 27, 2021.

COSTA, P.S.; COSTA, D.S.; COSTA, F.S.; FERRAZ, R.L.S.; SANTOS, S.L.; BARRETO, N.P. Horta vertical como ferramenta de educação e conscientização ambiental na escola. Educação Ambiental em Ação, v. 61, n. 1, 2018.

CRUZ, A.J.S. D.; NASCIMENTO, N.R.; SILVA, D.D.S. Horta escolar como ferramenta auxiliar no ensino de ciências. Educação Ambiental em Ação, v. 61, n1., 2018.

CYPRIANO, R.J.; ZITO, A.F.; FONTES, M.C.; SILVA, F.A.P. Horta escolar: um laboratório vivo. Educação Ambiental em Ação, v. 47, n. 1, 2018.

DIAS, G.F.M.; FERREIRA, G.R.B.; TAKASHIMA, T.T.G.; RODRIGUES, J.C. Práticas de difusão da Educação Ambiental na escola São Pedro, Salinópolis-PR. Educação Ambiental em Ação, v. 54, n. 1, 2015.

DROSDOSKI, S.D.D.; PEREIRA, J.B.; BUENO, G. A prática de horta mandala na Educação Ambiental. Educação Ambiental em Ação, v. 47, n. 1, 2021.

FARIAS, J.C.; SILVA, D.K.A.; COSTA, M.R.A. A horta no ambiente escolar: uma ferramenta de Educação Ambiental. Educação Ambiental em Ação, v. 59, n. 1, 2017.

FARIAS, L.; SILVA, J.; COLAGRANDE, E. A.; ARROIO, A. Opposite shore: a case study of environmental perception and social representations of public school teacher in Brazil. International Research in Geographical and Environmental Education, v. 27, n. 1, 2017.

FERREIRA, G,R,B,.; DIAS, G.F.M.; CONCEIÇÃO, D.L.; CORREA, M.J.L.T.; BARBOSA, M.B.P.; SILVA, S.L.S. Construção de hortas com garrafa PET reciclável como ferramenta para disseminação da Educação Ambiental no município de Chaves-PA. Educação Ambiental em Ação, v. 21, n. 83, 2018.

GELLER, A.M.; SCHEIBLE, J.; CARVALHO, C.W.; WILLIAM JUNIOR, I.L.; OLIVEIRA, W.C. Educação Ambiental: aplicação do princípio dos “3R’Sul” no resíduo sólido a partir de um núcleo ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 2, 2021.

GUENTHER, M.; SOUZA, J.M.; CARVALHO, E.E.B.; ARRUDA, G.A.A.; SOUZA, A.T.P.; PEREIRA, R.K.M.; ABREU, T.M.Q.; SILVA, L.A. Implementação de composteiras e hortas orgânicas em escolas: sustentabilidade e alimentação saudável. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 7, 2020.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES, L.F.R. Horta escolar como prática interdisciplinar no ensino fundamental I: Possíveis lacunas para a sua manutenção na escola. Monografia, Universidade Federal da Fronteira Sul, 2019. Disponível em <https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3779>. Acesso em: 26 de agosto de 2023.

GOMES, Y.L.; PEDROSO, D.S. Metodologias de Ensino em Educação Ambiental no Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), v 22, n.1, 2021.

JOSETTI, A.C.L.; VARGAS, I.A. Educação Ambiental crítica: vivências pedagógicas em contexto de uma horta escolar em escola pública. Educação Ambiental em Ação, v. 67, n. 1, 2019.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, 2014.

MENEZES, D.V.C. O protagonismo dos educandos a partir das demandas socioambientais da escola: a experiência de Educação Ambiental da EMEF Maria Quitéria em Novo Hamburgo/RS. Rev. Educação Ambiental em Ação, v. 59, n.1, 2017.

NAKAOSHI, I.; VASQUES, F.R.; FORTUNATO, I. Hortas escolares e as Contribuições da revista brasileira de Educação Ambiental: um estudo de Revisão. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.6, 2023.

NUNES, L.R.; ROTATORI, C.; COSENZA. A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar. Rev. Sergipana de Educação Ambiental, v. 9, n. 1, 2020.

OLIVEIRA, F.; PEREIRA, E.; JUNIOR, A. P. Horta escolar, Educação Ambiental e a interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.13, n.2, 2018.

OLIVEIRA, D.A.A.S.; MESSEDER, J.C. Horta escolar: ampliando o contexto das questões sociocientíficas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., v. 12, n. 1, 2019.

PENZ, D.C.F.; BIONDO, E.; RIGHI, E. As hortas escolares na Educação Ambiental e alimentar: uma análise qualitativa e bibliométrica. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.18, n.6, 2023.

ROCHA, P.N.; VIVEIRO, A.A. Projeto jardim vertical – uma articulação escola-comunidade protagonizada pelos estudantes. Educação Ambiental em Ação, v. 63, n. 1, 2018.

SAMPAIO, R.F.; MANCINI, M.C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. Bras. Fisioter., v. 11, n. 1, 2007.

SANSONOVICZ, A.M. M. GACIOLI C. R. Educação Ambiental Pela Implantação de uma Horta Orgânica em uma Escola Rural no Município de Ijui, RS. Revista Monografias Ambientais Santa Maria, v.15, n.1, 2015.

SANTOS, M.O.C.; GOULART, M.F. Vivência do desenvolvimento de uma horta escolar com alunos ingressantes no ensino fundamental. Educação Ambiental em Ação, v. 63, n. 1, 2018.

SANTOS, J.H.; BRAGA, J.R.M. Revitalizando a horta escolar: isso pode dar certo? Educação Ambiental em Ação, v. 54, n. 1, 2015.

SANTOS, L.S.; ROCHA, R.S.; SANTOS, J.P.; ARAÚJO, L.R.; COSTA, M.D.; SILVA, M.D.P.; SANTOS, C.B. Horta Viva: a produção de hortaliças orgânicas no ambiente escolar como ferramenta de ensino na Educação Ambiental e alimentar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 1, 2022.

SANTOS, L.S.; HAIDAR, A.S.; PEDROSO, N.A.; CAVAFNARI, M.C.; ANTIQUEIRA, L.M.O.R. A horta escolar como subsídio para Educação Ambiental no contexto de ensino, pesquisa e extensão. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 18, n. 4, 2023.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. Quebec: Educação Ambiental: pesquisa e desafios, 2005.

SILVA, J.F.; CANDEIAS, A.L.; SILVA, R.K.A.; FERREIRA, P.S.; SILVA, P.P.L.; SANTOS, A.H.V.; REIS, J.V. Reativar ambiental - Educação Ambiental por intermédio da horta escolar: um estudo de caso em uma escola municipal do Recife, PE. Educação Ambiental em Ação, v. 64, n. 1, 2016.

SILVA, L.; ROSA, M.M.; SOUSA, H.R.B.; FERREIRA, R.; BEZERRA, R.S.; SILVA, G.S. A revitalização de uma horta escolar como ferramenta pedagógica na formação de alunos do ensino fundamental. Educação Ambiental em Ação, v. 61, n. 1, 2018.

SILVA, C.M.A.; RIBEIRO, A.M.V.B. A importância da horta coletiva em uma escola pública como prática de desenvolvimento socioambiental. Educação Ambiental em Ação, v. 72, n. 1, 2020.

SILVA, J.E.; SANTOS, M.C.C.; SILVA, J.A.; SANTOS, B.S.S.; FONSECA, S.A.; ROCHA, J.M.; PAVÃO, J.M.S.J.; SANTOS, A.F. Implantação de uma horta medicinal escolar com aproveitamento da água efluente de bebedouros: uma proposta de Educação Ambiental e resgate de uma cultura popular. Educação Ambiental em Ação, v. 72, n. 1, 2020.

SIQUEIRA, A.P.S.; SILVA, A.R.N.; SILVA, E.C.; RODRIGUES, A.F.C.; SILVA, C.N.; MILANI, R.G.; PACCOLA, E.A.S. Horta escolar como ferramenta de Educação Ambiental e interdisciplinaridade entre universidade e escola. Educação Ambiental em Ação, v. 65, n. 1, 2018.

SOUZA, R.F.; BARBOSA, V.S. Horta vertical: um instrumento de promoção da saúde e sustentabilidade em uma escola pública no sertão paraibano. Educação Ambiental em Ação, v. 66, n. 1, 2018.

SOUSA, F.V.; RIBEIRO, KK.V.; SILVA, J.K.A.; OLIVEIRA, F.C.S. Comunidade escolar participativa: introdução de espaço sustentável em instituição de ensino do centro-norte piauiense. Educação Ambiental em Ação, v. 65, n. 1, 2018.

SOUZA, C.L.R.; GASPARIN, L.; VOLPE, L.L.; BUENO, V.A. Elaboração de hortas sustentáveis em ONG voltada a crianças em São Carlos (SP) como método de Educação Ambiental. Educação Ambiental em Ação, v. 63, n. 1, 2018.

SOUZA, R.M.; MELO, E.R.; RODRIGUES, P.C.; VASCONCELOS, N.B. A criança e a interação com a natureza: a construção de um “espaço verde” em uma escola no município de Manaus/AM. Educação Ambiental em Ação, v. 68, n. 1, 2019.

SOUZA, D.L.; MARQUES, J.D.; TENÓRIO, S.C.; SAMPAIO, I.M.G.; SILVA NÚNIOR, M.L.; MELO, V.S. Horta escolar como estratégia para Educação Ambiental em Itupanema, Barcarena, Pará, Brasil. Educação Ambiental em Ação, v. 74, n. 1, 2021.

SOUZA, R.S.; AGUIAR, W.M.; SANTO, G.M.M. A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar: uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v.8, n.1, 2021.

TUAN, Y.F. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

UNESCO. Learn for our planet: A global review of how environmental issues are integrated in education. França: 2021. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377362>. Acesso em: 04 de abril de 2023.

Downloads

Publicado

01-04-2024

Como Citar

Barreiros, A. O., & Farias, L. A. (2024). Hortas escolares: potencialidades, desafios e novas perspectivas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 19(2), 30–46. https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v9.15581

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-08-29
Aceito: 2024-01-24
Publicado: 2024-04-01

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)