Dilemas éticos e desafios da formação contábil frente ao desenvolvimento tecnológico e a Educação Ambiental

Autores

  • Maria Aldinete de Almeida Reinaldi Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário Internacional Uninter - Brasil
  • Carlos Cesar Garcia Freitas Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14370

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ética Profissional, Desenvolvimento Tecnológico Sustentável, Ensino de Ciências Contábeis

Resumo

O objetivo deste estudo foi discutir o dilema ético do profissional contábil diante dos desafios socioambientais do desenvolvimento tecnológico sustentável e suas implicações para a formação dos novos profissionais a partir das contribuições de Jonas (2006). Esse é um estudo de natureza qualitativa, bibliográfica e documental que visa ampliar a reflexão acerca do campo teórico metodológico da formação do profissional de contabilidade. Constatou-se a necessidade da inclusão mais efetiva da reflexão crítica acerca de temas como a responsabilidade social, sustentabilidade e ética na contabilidade, haja vista que a conduta ética do contador no exercício de suas atribuições, é primordial para uma atuação profissional adequada à sustentabilidade das organizações.

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Biografia do Autor

Maria Aldinete de Almeida Reinaldi, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutoranda em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT - UNINTER). Mestre em Ensino (PPGEN - UENP). MBA Executivo em Gestão Logística. Especialista em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA). Graduada em Ciências Contábeis pela UENP. Habilitação plena em Administração (PROFOP -UTFPR). Habilitação plena em Matemática (PROFOP - UENP). Atua como Professora no Ensino Superior de Ciências Contábeis e Economia na UENP, e como professora e Coordenadora de Curso no Ensino Técnico de Administração (QPM) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Ensino (GPEMEN) com estudos voltados à formação de professores

Rodrigo Otávio dos Santos, Centro Universitário Internacional Uninter - Brasil

Pós-doutor em Tecnologia e sociedade pela UTFPR; Doutor em História pela UFPR;  Mestre em Tecnologia pela UTFPR;  Pós-graduado em Comunicacão Social e Novas Tecnologias;  Graduado em História pela UFPR. Professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado Profissionais) em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) do Centro Universitário Uninter, com temas de pesquisa focados em Educomunicação e formação docente e Plataformas de redes sociais digitais. Pesquisador da Fundação Wilson Picler de Amparo à Educação Ciência e Tecnologia - FAMPECT.

Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Professor adjunto do curso de administração da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio). Orientador do Programa de Pós-Graduação mestrado profissional em Ensino da UENP. Possui graduação e mestrado em administração pela Universidade Estadual de Londrina (1996 e 2007) e doutorado em administração pela Universidade Federal do Paraná (2012). Possui, ainda, experiência na área de Pesquisa e Extensão.

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Publicado

01-06-2023

Como Citar

Reinaldi, M. A. de A., Santos, R. O. ., & Freitas, C. C. G. (2023). Dilemas éticos e desafios da formação contábil frente ao desenvolvimento tecnológico e a Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(4), 09–25. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14370

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-09-26
Aceito: 2023-01-26
Publicado: 2023-06-01