Museu Virtual: o ensino de zoologia e a Educação Ambiental sob um olhar diferente, antes e depois da Covid-19

  • Maria de los Angeles Lizama Universidade Cesumar
  • Felipe Zavaski Universidade Cesumar
  • Larissa Wachholz Universidade Cesumar
Palavras-chave: Divulgação científica, Educação ambiental, Zoologia, Midias digitais

Resumo

A tecnologia, cada vez mais inserida no cotidiano, permite que o mundo fique mais conectado. O presente trabalho teve como objetivo relatar o processo de construção do museu virtual de Zoologia e História Natural, bem como a construção do saber pelos acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Unicesumar na disciplina de Zoologia, analisando por meio de relatos de experiência dos acadêmicos envolvidos na construção do saber sobre Educação Ambiental (EA), e os impactos que essa ferramenta pode gerar no contexto da pandemia de Covid-19. O museu proporcionou um espaço de pensamento crítico dos alunos sobre biodiversidade, preservação e Educação Ambiental (EA). Em tempos de isolamento social, exigido pela COVID-19, o museu possibilitou compartilhar experiências entre todos, tornando-o uma ferramenta importante nesse período.

Biografia do Autor

Felipe Zavaski, Universidade Cesumar

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2019). Atualmente é aluno no programa de pós-graduação em Tecnologias Limpas - PPGTL - Unicesumar. 

Larissa Wachholz, Universidade Cesumar

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL) da Universidade CESUMAR. Bacharel em Moda (com ênfase em Modelagem e Desenvolvimento de Produto) pela Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional de Cianorte. Realizou Projeto de Iniciação Científica com o tema Estratégias de Design e o Consumo de Vestuário Sustentável (2016-2017). Participou do Projeto de Extensão Tecidoteca na Universidade Estadual de Maringá

Referências

AMBUSAIDI, A.; AL WASHAHI, M. Prospective Teachers’ Perceptions about the Concept of Sustainable Development and Related Issues in Oman. Journal of Education for Sustainable Development, v. 10, n. 1, p. 3-19, 2016.

ANTUNES, G. C.; LIZAMA, M. A. P. Preservando o ambiente: cartilha sobre noções básicas de preservação e educação ambiental. Maringá, 2019. Disponível em: . Acesso em: 17 dez. 2020.

AZEVEDO, F. M. Escorpião marrom (Tityus serrulatus). 1 fotografia. Disponível em:<http://www.museudelamari.com>. Acesso em: 22 ago. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Nº 2, de 15 de junho de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2020.

BROOKS, S.K.; WEBSTER, R.K.; SMITH, L.E.; WOODLAND, L.; WESSELY, S.; GREENBERG, N.; GIDEON, J.R. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet, v. 395, p. 912-20, 2020.

CALDEIRA, P. da T. Museus. In: CAMPELO, B.S.; Caldeira, P. da T. (Org.). Introdução as fontes gerais de informação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005.

CARVALHO, R.V.; DIAS, R. O desenvolvimento de uma cultura ambiental corporativa através da educação ambiental. Revista em agronegócio e meio ambiente, v. 6, n. 3, 2013.

FERREIRA, D.; SANTOS, A.J.; RIBEIRO, O.; FREITAS, M.; CORREIA, J.V.; RUBIN, K. Isolamento social e sentimento de solidão em jovens adolescentes. Análise Psicológica, v. 2, n. XXXI, p.117-127, 2013.

HENRIQUES, R. Museus virtuais e cibermuseus: a internet e os museus. 2018. Disponível em: <https://globalherit.hypotheses.org/museu-afrodigital-estacao-portugal/museus-virtuais-e-cibermuseus-a-internet-e-os-museus>. Acesso em: 15 jul. 2020.

JACOBI, P. R. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003.

GANT, M.L.B. Artes, museos y nuevas tecnologías. Gijón: Trea, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo demográfico. 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em: 30 jun. 2020.

LIZAMA, M.L.A.P. Em tempos de isolamento social, a fotografia é uma terapia! 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2020.

LONDON MUSEUM OF NATURAL HISTORY. Collections. Disponível em: <https://www.nhm.ac.uk/our-science/collections.html>. Acesso em: 20 jun. 2020.

MORAES, R.; RAMOS, M.G.; GALIAZZI, M.C. Pesquisar e aprender em Educação Química: alguns pressupostos teóricos. Engenharia Ambiental, Espírito Santo do Pinhal, v. 1, n. 1, p. 57-64, jan./dez. 2004.

MUNIZ, R. A importância dos museus para a preservação da cultura. 2020. Disponível em: <https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/raquel-muniz-1.456804/import%C3%A2ncia-dos-museus-para-a-preserva%C3%A7%C3%A3o-da-cultura-1.625767>. Acesso em: 20 mar. 2020.

NOUSHEEN, A. et al. Education for sustainable development (ESD): Effects of sustainability education on pre-service teachers’ attitude towards sustainable development (SD). Journal of Cleaner Production, v. 239, p. 119537, 2019.

SANTOS, C.F. Reflections about the impact of the SARS-COV-2/COVID-19 pandemic on mental health. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 42, n. 3, p. 329, 2020.

SCHMIDT, B.; CREPALDI, M.A.; BOLZE, S.D.A.; NEIVA-SILVA, L.; DEMENECH, L.M. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, 2020.

SILVA, P. S. Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis).1 fotografia, color, 2019.

TEIXEIRA, R.S. Museu virtual: um novo olhar para a informação e comunicação na museologia. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 4, p. 226-238, out./dez. 2014.

Publicado
2021-02-04
Como Citar
Lizama, M. de los A., Zavaski, F., & Wachholz, L. (2021). Museu Virtual: o ensino de zoologia e a Educação Ambiental sob um olhar diferente, antes e depois da Covid-19. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 293-304. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11049
Seção
Relatos de Experiências