Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente

Autores

  • Andrea da Conceição Cândido Rosado Escola Estadual "Madre Santa Face"
  • Cássia do Carmo Pires Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.139

Resumo

Resumo: O presente estudo tem por objetivo conhecer e analisar as concepções de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que fundamentam a prática docente. Como a ação do educador está intimamente relacionada ao educando, buscamos, também, apresentar algumas características dos jovens e adultos, beneficiários das políticas públicas da EJA. Utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professoras da EJA da rede municipal de ensino da cidade de Ponte Nova-MG. Os resultados indicam que os docentes encontram muitas dificuldades para desenvolver um trabalho de qualidade por falta de condições materiais, de formação específica e de políticas públicas voltadas para as demandas da EJA.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores; Trabalho Docente.

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Biografia do Autor

  • Andrea da Conceição Cândido Rosado, Escola Estadual "Madre Santa Face"

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Atua como professora Secretaria de Estado e Educação de Minas Gerais no município de Viçosa. Suas principais áreas de interesse e atuação: Educação e Currículo Educação de Jovens e Adultos (EJA), Movimentos Sociais, Educação do Campo, Formação Docente e Políticas Públicas.

  • Cássia do Carmo Pires Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa "Gestão, políticas públicas e avaliação educacional" e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação. Possui graduação em Pedagogia (2004), Especialização em Educação (2006) e mestrado em Administração - área de concentração Administração Pública (2009), pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência profissional na docência no ensino superior e na gestão pública como secretária municipal e coordenadora do ensino fundamental. As principais áreas de atuação e interesse são: políticas públicas, educação, política educacional e gestão

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Publicado

2013-11-30

Como Citar

Cândido Rosado, A. da C., & Pires Fernandes, C. do C. (2013). Políticas e concepções de Educação de Jovens e Adultos: fundamentos da prática docente. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(2), 180-192. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.139