Aproximações entre design gráfico e neuroestética:

uma proposta interdisciplinar

Autores

  • Eleida Pereira Camargo USP
  • Clice Mazzilli USP
  • Gilmar Fernandes do Prado Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2018.v26.9857

Palavras-chave:

neuroestética, design gráfico, percepção visual

Resumo

Introdução. A Neuroestética busca compreender os fenômenos neurobiológicos envolvidos na experiência estética. Objetivo. O objetivo desta pesquisa é relacionar os principais conceitos desta área de conhecimento ao Design Gráfico, buscando o entendimento do processo neurológico da informação visual. Método. Para tanto, metodologicamente nos valemos de uma revisão bibliográfica que se concentra especialmente nos trabalhos experimentais realizados pelas Neurociências. Resultados. Nestas investigações, foram estabelecidos paralelos entre elementos da linguagem visual e os princípios organizacionais do cérebro, sugerindo que os objetivos do sistema nervoso humano e dos artistas plásticos sejam semelhantes - ambos buscam apreender atributos visuais do ambiente, compondo e/ou decompondo estas informações em elementos como cor, luminosidade, forma e movimento.  É justamente a capacidade de expressar criativamente essa percepção que se revela como um diferencial qualitativo dos artistas especializados em representação visual.Conclusão. Compreender os aspectos neurofisiológicos da experiência estética pode contribuir para o desenvolvimento desta área do conhecimento, já que os mesmos podem ter impacto no processo de assimilação da informação visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

1.Rocha Filho JB. Transdisciplinaridade: A Natureza Íntima da Educação Científica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007
2.Zeki S. Art and the brain. J Consciousness Stud 1999;6:76-96.
3.Santaella L, North W. Imagem. Cognição, semiótica e mídia. São Paulo:Iluminúrias, 1997.
4.Kant I. Crítica da faculdade do Juízo. 3ªed. São Paulo: Editora Forense Universitária, 2112.
5.Villas-Boas A. O que é [e o que nunca foi] design gráfico.RJ: 2AB editora, 2003.
6.Arnheim R. Arte e Percepção Visual-uma psicologia da visão criadora. 4ª ed. São Paulo:Pioneira, 1988.
7.Pinker S. Como a mente funciona. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
8.Simões EA,Tiedermann K. Psicologia da Percepção. Temas Básicos de Psicologia, vol. 10. São Paulo: EPU, 1985.
9.Ramachandran VS, Hirstein W. The science of art: A neurological theory of aesthetic experience. J Consciousness Studies 1999;6:15-51.
10.Cavanagh P. The artist as neuroscientist. Nature 2005;434:301-7.
11.Conway BR, Livingstone MS. Perspectives on science and art. Cur Opinion Neurobiol 2007;17:476-82.
https://doi.org/10.1016/j.conb.2007.07.010
12.Farah M. The cognitive neuroscience of vision. Malden: Blackwell Publishers, 2000.
13.Zeki S. A vision of the brain. Oxford: Blackwell Scientific Publications, 1993.
14.Van Essen DC, Feleman DJ, Deyoe EA, Ollavaria J, Knierman J. Modular and hierarchical organization of extrastriate visual cortex in the macaque monkey. Cold Springs Harbor Symposia on Quantitative Biology 1990;55:679-96.
https://doi.org/10.1101/sqb.1990.055.01.064
15.Marr D. A computational investigation into the human representationand processing of visual information. New York: WH Freeman and Company, 1982.
16.Livingstone M, Hubel DH. Psychophysical evidence for separate channels for the perception of form, color, movement, and depth. J Neurosci 1987;7:3416-68.https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.07-11-03416.1987
17.Ricci R, Vaishnavi S, Chatterjee A. A deficit of preattentive vision: Experimental observations and theoretical implications.Neurocase 1999;5:1-12.
18.Grossberg S, Mingolla E, Ros WD. Visual brain and visual perception: How does the cortex do perceptual grouping? Trends Neurosci 1997;20:106–11.https://doi.org/10.1016/s0166-2236(96)01002-8
19.Vecera S, Behrmann M. Spatial attention does not require preattentive grouping. Neuropsychology 1997;11:30-43.http://dx.doi.org/10.1037/0894-4105.11.1.30
20.Biederman I, Cooper E. Priming contour-deleted images: Evidence for intermediate representations in visual object recognition.CognPsychol 1991;23:393-419.https://doi.org/10.1016/0010-0285(91)90014-F
21.Ishai A, Fairhall S,Pepperell R. Perception, memory and aesthetics of indeterminate art. Brain Res Bull 2007;73:319-24.
https://doi.org/10.1016/j.brainresbull.2007.04.009
22.Kawabata H, Zeki S. Neural correlates of beauty. J Neurophysiol 2004;91:1699-705.https://doi.org/10.1152/jn.00696.2003
23.Vartanian O, Goel V. Neuroanatomical correlates of aesthetic preference forpaintings. Neuroreport 2004;15:893-7.https://doi.org/10.1097/00001756-200404090-00032
24.Cela-Conde CJ, Marty G, Maestú F, Ortiz T, Munar E, Fernández A,et al. Activation of the prefrontal cortex in the human visual aestheticperception. Proc Natl AcadSciUSA 2004;101:6321-5.
https://doi.org/10.1073/pnas.0401427101
25.Hofel L, Jacobsen T. Electrophysiological indices of processing aesthetics:Spontaneous or intentional processes? Inter J Psychophysiol 2007;65:20–31.
https://doi.org/10.1016/j.ijpsycho.2007.02.007
26.Jacobsen T, Schubotz R, Hofel L, Von Cramon D. Brain correlates of aesthetic judgments of beauty.Neuroimage 2005;29:276-85.https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2005.07.010
27.Ramachandran VS. Los laberintos del cerebro. Madrid: La Liebre de Marzo, 2008.
28.Hudson NJ. Musical beauty and information compression: Complex to the ear but simple to the mind? BMC Research Notes 2011;4:9.
29.Ramachandran VS, Rogers-Ramachandran D. The neurology of aesthetics. Sci Am 2008;18:74–77.
https://doi:10.1038/scientificamerican0508-74sp
30.Arnheim R. El Pensamiento Visual. Cidade: Paidós Suave, 1986.
31.Camargo EP. Histórias em Quadrinhos para Educação em Saúde: desenvolvimento e avaliação aplicados aos distúrbios do sono(Tese).São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, 2012, 226p.
32.Petrovic P, Kalisch R, Singer T, Dolan RJ. Oxytocin Attenuates Affective Evaluations of Conditioned Faces and Amygdala Activity. J Neurosci 2008;28:6607-15.
https://doi.org/10.1523/JNEUROSCI.4572-07.2008
33.Bonsiepe G. Design Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011, p.85.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Pereira Camargo, E. ., Mazzilli, C., & Fernandes do Prado, G. (2018). Aproximações entre design gráfico e neuroestética: : uma proposta interdisciplinar. Revista Neurociências, 26, 1–17. https://doi.org/10.34024/rnc.2018.v26.9857

Edição

Seção

Artigos de Revisão
Recebido: 2019-10-08
Publicado: 2018-10-09