Caracterização dos achados do processamento auditivo e fonológico em crianças com Doença Cerebrovascular-Isquêmica
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2005.v13.8829Palavras-chave:
Acidente cerebrovascular, Percepção auditiva, Percepção da falaResumo
A criança acometida por Doença Cérebro Vascular (DCV) apresenta alterações de habilidades auditivas e fonológicas transitórias ou permanentes dependendo da época, do tipo e do local da lesão neurológica. Objetivo: Caracterizar os achados do processamento auditivo e fonológico em sujeitos com DCV-Isquêmica e relacionar os dados da avaliação do processamento auditivo e fonológico com os achados neurológico e de neuroimagem. Método: Participaram, deste estudo 5 sujeitos, sendo 4 meninos e uma menina na faixa etária de 7 a 13 anos de idade. Foram realizadas avaliações neurológica, de imagem, prova de consciência fonológica, prova de nomeação automática rápida. Resultados: Os sujeitos com DCV-I com insulto à direita e à esquerda apresentaram comprometimento em habilidade auditiva e em processamento fonológico, ocasionando lentidão quanto ao acesso e evocação do léxico mental, entretanto, ressaltamos que o comprometimento foi maior no sujeito com insulto à esquerda. Conclusão: Os achados deste estudo revelaram que quando há insulto em áreas neurológicas frontais, temporais e parietais em ambos os hemisférios, as habilidades referentes ao acesso ao léxico mental, ao uso da memória de trabalho e a consciência fonológica ficam prejudicadas, isto porque são dependentes do uso do processamento auditivo-verbal situado nestas regiões.
Downloads
Métricas
Referências
Moura-Ribeiro MVL, Ciasca SM. Afecções vasculares cerebrais na infância-condutas. In: Moura-Ribeiro MV, Ferreira LS. Condutas em neurologia infantil. Rio de Jareiro-RJ: Revinter; 2004.
Giroud M, Lemesle M, Gouyon JB, Nivelon JL, Milan C, Dumas R. Cerebrovascular disease in children under 16 year of age in the city of Dijon, France: a study of incidence and clinical features from 1985 to 1993. J Clin Epidemiol 1995; 48:1343-1348.
Cervera-Mérida JF, YguaL-Fernandez A. Intervención logopédica en los trastornos fonológicos desde el paradigma psicolingüístico del procesamiento del habla. Rev Neurol 2003; 36:39-53.
Momensohn-Santos TM, Branco-Barreiro FCA. Avaliação e intervenção fonoaudiológica no transtorno de processamento auditivo. In: Ferreira LP, Befi-Lopes DM, Limongi SCO. Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Roca; 2004.
Katz J, Basil RA, Smith JM. A staggered spondaic word test for detecting central auditory lesion. Annals at Congress Otology, Rhinology and Laringology, 1963; 72: 908-917.
Borges ACLC. Dissílabos alternados – SSW. In: Pereira LD, Schochat E. Processamento auditivo central: Manual de avaliação. São Paulo: Lovise, 1997.
Pinto ALPG. Atenção seletiva para estímulos verbais: teste de escuta dicótica. São Paulo. (Monografia de Especialização), São Paulo: Universidade Federal de São Paulo –Escola Paulista de Medicina; 1991.
Santos MFC, Pereira LD. Escuta com dígitos. In: Pereira. LD, Schochat E. Processamento auditivo central: Manual de avaliação. São Paulo: Lovise; 1997.
Capovilla AGS, Capovilla FC. Prova de consciência fonológica: desenvolvimento de dez habilidades da pré-escola à segunda série. Tem sobre desenvolv 1998; 7: 14-20.
Denckla MB, Rudel R. Rapid automatized naming of pictured objects, colors, letters and numbers by normal children. Cortex 1974; 10:186-202.
Ellis AW. Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva. 2.ed. Porto Alegre-RS: Artes Médicas; 1995.
Ferreira TL, Capellini SA, Ciasca SM, Tonelotto JMF. Desempenho de escolares leitores proficientes no teste de nomeação automática rápida (RAN). Tem sobre desenvolv, 2003; 12:26-32.
Miranda-Casas A, Baixauli-Ferrer I, Soriano M, Presentación-Herrero MJ. Cuestiones pendientes en la investigación sobre dificultades del acceso al léxico: una visión de futuro. Rev Neurol 2003; 36: 20-28.
Chugani HT. Neuroimaging of developmental nonlinearity and developmental pathologies. Academic Press Inc; 1997.
Kandel ER, Schwartz JH, Jessell TM. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil; 2000.
Cardoso-Martins C, Pennington BF. Qual é a contribuição da nomeação seriada rápida para a habilidade de leitura e escrita?: Evidência de criança e adolescente com e sem dificuldades de leitura. Psicol Refl Crít 2001; 14: 387-397.
Capellini SA Eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com distúrbio específico de leitura e distúrbio de aprendizagem. (Tese de Doutorado), Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2001.
Luria AR. Pensamento e linguagem. Porto Alegre- RS: Artes Médicas; 1986.
Castro-Caldas A. A Herança de Franz Joseph Gall: o cérebro a serviço do comportamento humano. Lisboa: McGRawHill; 2000.
Luria AR. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; 1984.
Ardila A. Participación de los lóbulos frontales en el lenguaje. In: Mansur LL, Rodrigues N. Temas em neurolingüística. Editor: Mansur & Rodrigues. São Paulo: Tec Art; 1993.
Newman SD, Just MA, Mason R. Compreendendo o texto com o lado direito do cérebro: o que os estudos de neuroimagem cerebral têm a dizer. In: Rodrigues C, Tomitch LMB. Linguagem e cérebro humano: contribuições multidisciplinares. Porto Alegre: Artes Médicas; 2004.
Waldie KE. O papel do hemisfério direito no desenvolvimento normal e prejudicado da leitura. In: Rodrigues C, Tomitch LMB. Linguagem e cérebro humano: contribuições multidisciplinares. Porto Alegre: Artes Médicas; 2004.
Divenyi PL, Robinson AJ. Nonlinguistic auditory capabilities in: aphasia. Brain Lang 1989; 37: 290-326.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Publicado: 2005-06-30