Equilíbrio estático de escolares ouvintes e com perda auditiva sensorioneural

Autores

  • Renato de Souza Melo Fisioterapeuta, Doutorando, Professor dos Cursos de Enfermagem e Fisioterapia do Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP | DeVry). Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pelo Centro Educacional de Surdos e Audientes de Pernambuco (CESAPE), Caruaru-PE, Brasil.
  • Maryelly Evelly Araújo Freire Fisioterapeuta, Especialista, Professora do Curso de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU), Caruaru-PE, Brasil.
  • Sônia Elvira dos Santos Fisioterapeuta, Especialista, Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Unimed, Caruaru- PE, Brasil
  • Hélio Anderson Melo Damasceno Fisioterapeuta, Especialista, Centro de Promoção à Saúde (UNIFISIO), Caruaru-PE, Brasil.
  • Maria Cristina Falcão Raposo Estatística, Doutora, Professora do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.4181/RNC.2015.23.02.1007.7p

Palavras-chave:

Comportamento Infantil, Destreza Motora, Desempenho Psicomotor,, Equilíbrio Postural, Surdez

Resumo

Objetivo. Comparar o desempenho do equilíbrio estático entre esco­lares ouvintes e com perda auditiva sensórioneural do mesmo gênero e faixa etária. Método. Estudo de corte transversal que avaliou 96 escolares, sendo 48 ouvintes e 48 com perda auditiva sensórioneural de ambos os gêneros e na faixa etária entre 7-18 anos. A avaliação do equilíbrio estático foi realizada utilizando-se o teste de apoio unipodal, que avalia o equilíbrio estático em quatro condições sensoriais dis­tintas: apoio unipodal sobre o membro inferior direito com os olhos abertos e fechados e apoio unipodal sobre o membro inferior esquer­do com os olhos abertos e fechados. Resultados. Os escolares com perda auditiva apresentaram uma maior ocorrência de alterações no desempenho do equilíbrio estático quando comparado aos ouvintes em todas as condições analisadas (p< 0,001). Conclusão. Os escolares com perda auditiva apresentaram maior ocorrência de alterações no desempenho do equilíbrio estático que os ouvintes, possivelmente, em decorrência de alterações no sistema vestibular, em virtude da lesão na orelha interna.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Melo, R. de S., Freire, M. E. A., Santos, S. E. dos, Damasceno, H. A. M., & Raposo, M. C. F. (2015). Equilíbrio estático de escolares ouvintes e com perda auditiva sensorioneural. Revista Neurociências, 23(2), 241–247. https://doi.org/10.4181/RNC.2015.23.02.1007.7p

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-08
Publicado: 2015-06-30