Grupo de orientação a pais de crianças em terapia fonoaudiológica de linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15126

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Pais, família, criança

Resumo

Objetivo. Descrever a elaboração das atividades em um grupo de orientação a pais de crianças submetidas a terapia fonoaudiológica de linguagem e mensurar esse efeito no conhecimento dos pais a respeito da fonoaudiologia e desenvolvimento de linguagem. Método. Realizou-se um grupo de orientação fonoaudiológica dividido em oito encontros semanais com duração de 30 minutos cada. Foram aplicados dois questionários com objetivo de verificar o conhecimento dos participantes a respeito da fonoaudiologia e do desenvolvimento de linguagem infantil, antes do primeiro encontro e imediatamente após o último encontro. Os dados foram tabulados e descritos conforme frequência absoluta e relativa, além da média e desvio padrão para as variáveis contínuas. Resultados. A casuística final foi composta por sete mães de crianças em terapia fonoaudiológica de linguagem. A frequência da presença nos encontros variou de 62,5% a 100%. Antes dos encontros, todas as participantes afirmaram saber pouco ou nada sobre o desenvolvimento de linguagem. Observou-se que as participantes mudaram suas respostas a respeito do conhecimento de desenvolvimento de linguagem e as áreas da fonoaudiologia após a participação no grupo. Conclusão. O grupo demonstrou ser uma estratégia positiva para prover informações específicas sobre linguagem para as mães a fim de favorecer o desenvolvimento comunicativo de seus filhos.

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

Fidêncio, V. L. D. ., Dias , G. V. ., Nunes , G. L. A. ., Marçal, L. C. ., Ribeiro , C. da C. ., Noblat , L. R. de M. ., & Corrêa, C. de C. (2023). Grupo de orientação a pais de crianças em terapia fonoaudiológica de linguagem. Revista Neurociências, 31, 1–14. https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15126

Edição

Seção

Artigos Originais
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