Valor do Estudo Eletrofisiológico nas Polineuropatias Periféricas

Autores

  • João Antonio Maciel Nobrega Universidade Federal de São PauloProf. Adjunto Doutor e responsável pelo setor de neurofisiologia clínica da disciplina de Neurologia da Escola Paulista de Medicina.
  • Gilberto Mastrocola Manzano Doutor em medicina pela Discipline de Neurologia da Escola Paulista de Medicina.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.1994.v2.9037

Palavras-chave:

Polineuropatia, Eletroneuromiografia, Eletromiografit, Condução Nervosa

Resumo

A eletroneuromiografia é um exame de grande importância na avaliação diagnóstica das polineuropatias periféricas, permitindo não apenas a confirmação de um comprometimento do sistema nervoso periférico mas uma avaliação do grau e do tipo de comprometimento funcional deste sistema. SAD discutidas as técnicas mais usuais rotineiramente utilizadas na avaliação eletrofisiologica dos pacientes com polineuropatia periférica (estudo da condução nervosa, eletromiografia de agulha e estudo das respostas tardias), assim como a importância de cada uma na avaliação desta patologia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

JOHNSON, E.W. - Practical electromyography. Second edition. Williams & Wilkins.1988.

BROWN, W.F. - The physiological and technical basis of electromyography. Butterworth publishers. 1984.

Downloads

Publicado

1994-10-31

Edição

Seção

Revisão de Literatura

Como Citar

1.
Nobrega JAM, Manzano GM. Valor do Estudo Eletrofisiológico nas Polineuropatias Periféricas. Rev Neurocienc [Internet]. 31º de outubro de 1994 [citado 13º de dezembro de 2025];2(3):104-6. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/9037