Cuidados Integrativos na Universidade Aberta da Pessoa Idosa

efeitos na qualidade de vida

Autores

  • Sissy Veloso Fontes Unifesp
  • Erika Franca Costa Unib
  • Cláudia Ajzen Unifesp
  • José Tiago Cardoso Unib

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2016.v24.9945

Resumo

Introdução. A população de pessoas idosas tem crescido exponencialmente nas últimas décadas, devido tanto à diminuição das taxas de natalidade mundial, como os avanços técnico-científicos contemporâneos. Esse fenômeno demográfico tem trazido desafios às políticas públicas e a sociedade em geral, que têm revisto suas estratégias de ação que possam não só promover anos de vida, mas vida com qualidade aos anos. Sendo assim, a Política Nacional de Saúde do Idoso e o Estatuto do Idoso têm estimulado a educação permanente para idosos, a fim de oportunizarem promoção de saúde, reverberando em uma vida socialmente autônoma e inclusiva. Objetivos. Investigar os efeitos na qualidade de vida de idosos de um Programa Educacional de Cuidados Integrativos inserido em uma Universidade Aberta da Pessoa Idosa; e discutir os achados à luz da psicologia de grupo e da pedagogia crítica. Método. Participaram do estudo 40 idosos, com média de idade de 72 anos, sendo 90% do sexo feminino, por meio de um questionário de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde avaliando os efeitos de um programa educacional específico de 26 encontros presenciais de duas horas de duração, uma vez por semana, em um período de nove meses consecutivos com metodologia de ensino próprio. Resultados. Foram encontradas diferenças em especial nos domínios psicológico e meio ambiente do questionário. Conclusão. Os resultados sugerem que esse programa trouxe benefícios na qualidade de vida para os idosos que participaram do programa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-11-05

Como Citar

Fontes, S. V., Costa, E. F., Ajzen, C., & Cardoso, J. T. (2016). Cuidados Integrativos na Universidade Aberta da Pessoa Idosa: efeitos na qualidade de vida . Revista Neurociências, 24, 1–27. https://doi.org/10.34024/rnc.2016.v24.9945

Edição

Seção

Artigos Originais
##plugins.generic.dates.received## 2019-11-03
##plugins.generic.dates.published## 2016-11-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.