Instrumento de Tucson (TuCASA) para avaliação de apneia do sono em crianças

Tradução e Adaptação Transcultural

Autores

  • Jacqueline Maria Resende Silveira Leite Fisioterapeuta, Doutoranda, Professora do Centro Universitário de Lavras, Lavras-MG, Brasil.
  • Vanessa Ruotolo Ferreira Psicóloga, Mestre pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
  • Lucila Fernandes do Prado Médica, Doutora, Coordenadora do Laboratório de Sono Hospital São Paulo e do Laboratório de Pesquisa Neuro-Sono, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo–SP, Brasil
  • Gilmar Fernandes do Prado Neurologista, Livre-docente, Professor Adjunto da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
  • Luciane Bizari Coin de Carvalho Psicóloga, Doutora, Professora Afiliada da Disciplina de Neurologia, Setor Neuro-Sono da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8081

Palavras-chave:

Crianças, Apneia Obstrutiva do Sono, Questionários, Tradução, Avaliação

Resumo

Introdução. O Tucson Children`s Assessment on Sleep Apnea Stu­dy (TuCASA) foi desenvolvido por Goodwin em Tucson-EUA, em 2003, com 13 questões sobre os sintomas de Distúrbios Respiratórios do Sono. Questionários para avaliação do sono em pediatria, em lín­gua portuguesa são escassos e necessários, uma vez que essa doença é bastante prevalente e está associada a morbidades. O objetivo deste estudo foi traduzir e adaptar culturalmente o questionário TuCASA para o português do Brasil. Método. Foi realizada a tradução por dois avaliadores independentes, a síntese das traduções, a retrotra­dução com Comitê de Revisão. A prova técnica foi realizada em 30 crianças de 4 a 11 anos, acompanhadas pelos pais e/ou responsáveis. As instruções da escala e seus itens foram adaptados, levando-se em consideração as equivalências semânticas, conceituais, experienciais e culturais. Resultados. A prova técnica foi compreendida por todos os participantes. A comunicação visual foi adaptada para a preferência e hábitos da população brasileira, resultando em um questionário com instruções claras e fácil de responder. Conclusão. O questionário de­monstrou bom nível de entendimento da população estudada. Várias expressões necessitaram de adaptação a nossa cultura e o modelo origi­nal foi modificado para um formato mais objetivo e de fácil utilização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Messner AH, Pelayo R. Pediatric Sleep-Related Breathing Disorders. Am J Otolaryngol 2000;21:98-107. http://dx.doi.org/10.1016/S0196--0709(00)85005-

Chervin RD, Hedger K, Dillon JE, Pituch KJ. Pediatric Sleep Questionnarie (PSQ): Validity and Reliabity of Scale for Sleep-Disordered Breathing, Snoring, Sleepiness, and Behavioral Problems. Sleep Med 2000;1:21-32. http://dx.doi.org/10.1016/S1389-9457(99)00009-X

Ferreira, VR, Carvalho LBC, Ruotolo F, Morais JF, Prado LBF, Prado GF. Sleep Disturbance Scale for Children: Translation, Cultural Adaptation, and Validation. Sleep Med 2009;10:457-63. http://dx.doi.org/10.1016/j.sleep.2008.03.018

Petry C, Pereira MV, Pitrez PMC, Jones MH, Stein RT. The Prevalence of Symptons of Sleep-Disordered-Breathing in Brazilian Schoolchildren. J Ped 2008;84:123-9. http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1770

Carvalho LBC, Prado LFP, Silva L, Almeida MM, Silva TA, Lora MI, et al. Cognitive Dysfunction in Children With Sleep-Disordered Breathing. J Child Neurol 2005;20:400-4. http://dx.doi.org/10.1177/08830738050200050101

Carvalho LBC, Prado LFP, Silva L, Almeida MM, Silva TA, Veira CMAM, et al. Cognitive Dysfunction in Children With Sleep Disorders. Arq Neuropsiquiatr 2004;62:212-6. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2004000200004

Medeiros M, Carvalho LBC, Silva TA, Prado LBF, Prado GF. Sleep Disorders Are Associated With Impulsivity In School Children Aged 8 To 10 Years. Arq Neuropsiquiatr 2005;63:761-5.http://dx.doi.org/10.1590/S0004--282X2005000500008

Moran CA, Carvalho LBC, Prado LBF, Prado GF. Sleep Disorders And Starting Time to School Impair Balance in 5-Year-Old Children. Arq Neuropsiquiatr 2005;63:571-6. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2005000400003

Juliano ML, Machado MAC, Carvalho LBC, Prado LBF, Prado GF. Mouth Breathing Children Have Cephalometric Patterns Similar to Those of Adult Patients With Obstructive Sleep Apnea Syndrome. Arq Neuropsiquiatr 2009;67:860-5. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2009000500015

Juliano ML, Machado MAC, Carvalho LBC, Zancaella E, Santos GMS, Prado LBF, et al. Polysomnographic Findings are Associated with Cephalometric Measurements in Mouth-Breathing Children. J Clin Sleep Med 2009;5:554-61.

Goodwin JL, Babar SI, Kaemingk KL, Rosen GM, Morgan WJ, Sherrill DL, et al. Symptoms Related to Sleep-Disordered Breathing in White and Hispanic Children - The Tucson Children’s Assessment of Sleep Apnea Study. Chest 2003;124:196-203. http://dx.doi.org/10.1378/chest.124.1.196

Jensen MP. Questionnaire Validation: A Brief Guide for Readers of the Research Literature. Clin J Pain 2003;19:345-52.

Goodwin JL, Kaemingk KI, Fregosi RF, Roden GM, Morgan WJ, Sherrill DL, et al. Clinical Outcomes Associated with Sleep-Disordered Breathing in Caucasian and Hispanic Children - the Tucson Children’s Assessment of Sleep Apnea Study (TuCASA). Sleep 2003;26:587-91.

Goodwin JL, Kaemingk KL, Mulvaney SA, Morgan WJ, Quan SF. Clinical Screening of School Children for Polysomnography to Detect Sleep-Disordered Breathing - the Tucson Children’s Assessment of Sleep Apnea Study (Tu- CASA). J Clin Sleep Med 2005;1:247-54.

Budhiraja R, Quan SF. Outcomes from the Tucson Children’s Assessment of Sleep Apnea Study. Sleep Med Clin 2009;4:9-18. http://dx.doi.org/10.1016/j.jsmc.2008.11.002

Goodwin JL, Vasquez MM, Silva GE, Quan SF. Incidence and Remission of Sleep-Disordered Breathing and Related Symptoms in 6- to 17-Year Old Children - The Tucson Children’s Assessment of Sleep Apnea Study. J Pediatr 2010;157:57-61. http://dx.doi.org/10.1016/j.jpeds.2010.01.033

Batista BHB, Nunes ML. Validação para Língua Portuguesa de Duas Escalas para Avaliação de Hábitos e Qualidade de Sono em Crianças. J Epilepsy Clin Neurophysiol 2006;12:143-8. http://dx.doi.org/10.1590/S167626492006000500006

Guillemin F, Bombardier C, Beaton D. Cross-Cultural Adaptation of Healthy-Related Quality of Life Measures: Literature Review and proposed guidelines. J Clin Epidemiol 1993;46:1417-32.

Beaton DE, Bombardier C, Guillemin F, Ferraz MB. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine 2000;25:3186-91.

Kageyama ERO. Validação da Versão para Língua Portuguesa do Functional Measure for Amputees Questionnaire (FMA) (Tese). São Paulo: USP, 2007,105p.

Ferreira VR. Escala de Distúrbios do Sono em Crianças: Tradução, Adaptação Cultural e Validação (Tese). São Paulo: Unifesp, 2009, 60p.

Masuko AH, Carvalho LBC, Machado MAC, Morais JF, Prado LBF, Prado GF. Tradução e Validação para a Língua Portuguesa do Brasil da Escala Internacional de Graduação da Síndrome das Pernas Inquietas do Grupo Internacional de Estudos da Síndrome das Pernas Inquietas. Arq Neuropsiquiatr 2008;66:832-6. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2008000600011

Bruni O, Ottaviano S, Guidetti V, Romoli M, Innocenzi M. The Sleep Disturbance Scale for Children (SDSC). Construction and Validation of an Instrument to Evaluate Sleep Disturbances in Childhood and Adolescence. J Sleep Res 1996;5:251-61. http://dx.doi.org/10.13072/midss.351

Avanci JQ, Assis SG, Santos NC, Oliveira RVC. Adaptação Transcultural de Escala de Auto-Estima para Adolescentes. Psicol Refl Crít 2007;20:397-405.

Owens JA, Spirito A, MacGuinn M. The Children´s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ): Psychometric properties of a survey instrument for school- -aged children. Sleep 2000;23:1043-51.

Gaultier C. Clinical and therapeutic aspects of obstructive sleep apnea syndrome in infants and children. Sleep 1992;15(Suppl):36-8.

Sadeh A. A brief screening questionnaire for Infant Sleep problems: validation and Finding for as internet sample. Pediatrics 2004;113:e570-4.

Herdman M, Fox-Rushby J, Badia X. A Model of Equivalence in the Cultural Adaptation of HRQoL Instruments: The Universalist Approach. Qual Life Res 1998;7:323-35. http://dx.doi.org/10.1023/A:1024985930536

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Leite, J. M. R. S., Ferreira, V. R., Prado, L. F. do, Prado, G. F. do, & Carvalho, L. B. C. de. (2014). Instrumento de Tucson (TuCASA) para avaliação de apneia do sono em crianças: Tradução e Adaptação Transcultural. Revista Neurociências, 22(3), 395–403. https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8081

Edição

Seção

Artigos Originais
##plugins.generic.dates.received## 2019-02-18
##plugins.generic.dates.published## 2014-09-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.