Instrumento de Tucson (TuCASA) para avaliação de apneia do sono em crianças

Tradução e Adaptação Transcultural

Autores

  • Jacqueline Maria Resende Silveira Leite Fisioterapeuta, Doutoranda, Professora do Centro Universitário de Lavras, Lavras-MG, Brasil.
  • Vanessa Ruotolo Ferreira Psicóloga, Mestre pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
  • Lucila Fernandes do Prado Médica, Doutora, Coordenadora do Laboratório de Sono Hospital São Paulo e do Laboratório de Pesquisa Neuro-Sono, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo–SP, Brasil
  • Gilmar Fernandes do Prado Neurologista, Livre-docente, Professor Adjunto da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
  • Luciane Bizari Coin de Carvalho Psicóloga, Doutora, Professora Afiliada da Disciplina de Neurologia, Setor Neuro-Sono da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8081

Palavras-chave:

Crianças, Apneia Obstrutiva do Sono, Questionários, Tradução, Avaliação

Resumo

Introdução. O Tucson Children`s Assessment on Sleep Apnea Stu­dy (TuCASA) foi desenvolvido por Goodwin em Tucson-EUA, em 2003, com 13 questões sobre os sintomas de Distúrbios Respiratórios do Sono. Questionários para avaliação do sono em pediatria, em lín­gua portuguesa são escassos e necessários, uma vez que essa doença é bastante prevalente e está associada a morbidades. O objetivo deste estudo foi traduzir e adaptar culturalmente o questionário TuCASA para o português do Brasil. Método. Foi realizada a tradução por dois avaliadores independentes, a síntese das traduções, a retrotra­dução com Comitê de Revisão. A prova técnica foi realizada em 30 crianças de 4 a 11 anos, acompanhadas pelos pais e/ou responsáveis. As instruções da escala e seus itens foram adaptados, levando-se em consideração as equivalências semânticas, conceituais, experienciais e culturais. Resultados. A prova técnica foi compreendida por todos os participantes. A comunicação visual foi adaptada para a preferência e hábitos da população brasileira, resultando em um questionário com instruções claras e fácil de responder. Conclusão. O questionário de­monstrou bom nível de entendimento da população estudada. Várias expressões necessitaram de adaptação a nossa cultura e o modelo origi­nal foi modificado para um formato mais objetivo e de fácil utilização.

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Publicado

2014-09-30

Como Citar

Leite, J. M. R. S., Ferreira, V. R., Prado, L. F. do, Prado, G. F. do, & Carvalho, L. B. C. de. (2014). Instrumento de Tucson (TuCASA) para avaliação de apneia do sono em crianças: Tradução e Adaptação Transcultural. Revista Neurociências, 22(3), 395–403. https://doi.org/10.34024/rnc.2014.v22.8081

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2019-02-18
Publicado: 2014-09-30

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