Impactos da qualidade do sono na saúde mental de estudantes de medicina: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2024.v32.16086

Palavras-chave:

Estudantes de Medicina, Sono, Saúde Mental, Educação Médica

Resumo

Introdução. A exposição dos estudantes de Medicina a um ritmo intenso de atividades acadêmicas altera o cotidiano de vida, ocasionando repercussões na regulação do sono e vigília. Tais mudanças também repercutem na saúde mental e no desenvolvimento acadêmico, motivo pelo qual o tema tem despertado interesse no campo da educação médica. Objetivo. Avaliar o impacto da qualidade do sono na saúde mental de estudantes de Medicina. Método. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, e realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foram incluídos artigos sobre a temática publicados entre 2017 e 2022, em português e inglês, com acesso gratuito, e com texto na íntegra. Foram excluídos os artigos pagos e com texto incompleto. As buscas foram feitas no PubMed/Medline, BVS e SciELO, com a utilização de descritores do DeCS/MeSH. Além disso, foi utilizado um protocolo para assegurar a qualidade metodológica das publicações e minimizar os vieses da revisão. Resultados. No total, 22 artigos foram selecionados para compor a revisão, de forma que as principais variáveis associadas à má qualidade do sono foram a depressão, a ansiedade e o estresse. Destaca-se como limitação dos achados, a diversidade de metodologias adotadas, a limitada representatividade da população estudada, e a descontinuidade dos estudos. Conclusão. Estudantes de Medicina que apresentam baixa qualidade de sono são mais propensos a apresentar ansiedade, depressão e, sobretudo, reações de estresse. Consequentemente, são necessárias medidas interventivas para melhorar a qualidade do sono, visando à promoção e prevenção da saúde mental e maior adaptação às atividades acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Almeida FVQ, Silva BTS, Paiva BGO, Montina CB, Basso DAA, Azevedo NM, et al. Influence of sleep quality on academic performance of medical students. Rev Soc Bras Clin Med 2020;18:6-10. https://www.sbcm.org.br/ojs3/index.php/rsbcm/article/view/726

Azad MC, Fraser K, Rumana N, Abdullah AF, Shahana N, Hanly PJ, et al. Sleep disturbances among medical students: a global perspective. J Clin Sleep Med 2015;11:69-74. https://doi.org/10.5664/jcsm.4370

Yeluri K, Hs K, H BG, Bj SC. Electronic gadget screen-time, perceived sleep quality & quantity and academic performance in medical students. J Assoc Physicians India 2021;69:11-2. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34781611

González-Heredia ON, Hernández-Corona DM, González-Raírez LP, Vazquez Jáuregui AI, Valle Reyes A, Aguilar Alarcón MD, et al. Association between Anxiety and Sleepiness in Medical Students of the University of Guadalajara (Mexico). Rev Cienc Salud 2022;20:1-12. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/revsalud/a.10042

Medeiros GJM, Roma PF, Matos PHMFP. Qualidade do sono dos estudantes de medicina de uma faculdade do sul de Minas Gerais. Rev Bras Educ Med 2021;45:e220. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210183

Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The prisma 2020 statement: na updated guideline for reporting systematic reviews. Syst Rev 2021;10:89. https://doi.org/10.1136/bmj.n71

Santos CMC, Pimenta CAMP, Nobre MRC. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Rev Lat Am Enferm 2007;15:508-11. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023

Munn Z, Moola S, Lisy K, Riitano D, Tufanaru C. Chapter 5: Systematic reviews of prevalence and incidence. In: Aromataris E, Munn Z (eds). JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI; 2020. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-06

Muka T, Glisic M, Milic J, Verhoog S, Bohlius J, Bramer W, et al. A 24-step guide on how to design, conduct, and successfully publish a systematic review and meta-analysis in medical research. Eur J Epidemiol 2020;35:49-60. https://doi.org/10.1007/s10654-019-00576-5

Abdulah DM, Piro RS. Sleep disorders as primary and secondary factors in relation with daily functioning in medical students. Ann Saudi Med 2018;38:57-64. https://doi.org/10.5144/0256-4947.2018.57

Almojali AI, Almalki SA, Alothman AS, Masuadi EM, Alaqeel MK. The prevalence and association of stress with sleep quality among medical students. J Epidemiol Global Health 2017;7:169-74. https://doi.org/10.1016/j.jegh.2017.04.005

Alsaggaf M, Wali S, Merdad R, Merdad L. Sleep quantity, quality, and insomnia symptoms of medical students during clinical years. Relationship with stress and academic performance. Saudi Med J 2016;37:173-82. https://doi.org/10.15537/smj.2016.2.14288

BaHammam AS, Alaseem AM, Alzakri AA, Almeneessier AS, Sharif MM. The relationship between sleep and wake habits and academic performance in medical students: a cross-sectional study. BMC Med Edu 2012;12:61. https://doi.org/10.1186%2F1472-6920-12-61

Chen C-Y, Yu N-W, Huang T-H, Wang W-S, Fang J-T. Harm avoidance and depression, anxiety, insomnia, and migraine in fifth-year medical students in Taiwan. Neuropsychiatr Dis Treat 2018;14:1273-80. https://doi.org/10.2147/NDT.S163021

Corrêa CC, Oliveira FK, Pizzamiglio DS, Veruska E, Ortolan EVP, Weber SAT, et al. Qualidade de sono em estudantes de medicina: comparação das diferentes fases do curso. J Bras Pneumol 2017;43:285-9. https://doi.org/10.1590/S1806-37562016000000178

Cvejic E, Huang S, Vollmer-Conna U. Can you snooze your way to an “A”? Exploring the complex relationship between sleep, autonomic activity, wellbeing and performance in medical students. Aus New Zeal J Psychiatr 2017;52:39-46. https://doi.org/10.1177/0004867417716543

Damiano RF, Oliveira IN, Ezequiel OS, Lucchetti AL, Lucchetti G. The root of the problem: identifying major sources of stress in Brazilian medical students and developing the Medical Student Stress Factor Scale. Braz J Psychiatr 2021;43:35-42. https://doi.org/10.1590/1516-4446-2019-0824

Dudo K, Ehring E, Fuchs S, Herget S, Watzke S, Unverzagt S, et al. The association of sleep patterns and depressive symptoms in medical students: a cross-sectional study. BMC Res Notes 2022;15:109. https://doi.org/10.1186/s13104-022-05975-8

Eleftheriou A, Rokou A, Arvaniti A, Nena E, Steiropoulos P. Sleep Quality and Mental Health of Medical Students in Greece During the COVID-19 Pandemic. Front Pub Health 2021;9:775374. https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.775374

Maheshwari G, Shaukat F. Impact of Poor Sleep Quality on the Academic Performance of Medical Students. Cureus 2019;11:e4357. https://doi.org/10.7759/cureus.4357

Melado ASSG, Vitorino FAC, Szpilman ARM, Poton WL. Prevalência e fatores de risco associados a transtornos mentais comuns entre os estudantes de medicina. Rev Bras Med Fam Comun 2019;14:1911. https://doi.org/10.5712/rbmfc14(41)1911

Mishra J, Panigrahi A, Samanta P, Dash K, Mahapatra P, Behera MR. Sleep quality and associated factors among undergraduate medical students during Covid-19 confinement. Clin Epidemiol Glob Health 2022;15:101004. https://doi.org/10.1016/j.cegh.2022.101004

Molla A, Wondie T. Magnitude of Poor Sleep Hygiene Practice and Associated Factors among Medical Students in Ethiopia: A Cross-Sectional Study. Sleep Disord 2021;2021:1-7. https://doi.org/10.1155/2021/6611338

Phomprasith S, Karawekpanyawong N, Pinyopornpanish K, Jiraporncharoen W, Maneeton B, Phinyo P, et al. Prevalence and Associated Factors of Depression in Medical Students in a Northern Thailand University: A Cross-Sectional Study. Healthcare 2022;10:488. https://doi.org/10.3390/healthcare10030488

Rezaei M, Khormali M, Akbarpour S, Sadeghniiat-Hagighi K, Shamsipour M. Sleep quality and its association with psychological distress and sleep hygiene: a cross-sectional study among pre-clinical medical students. Sleep Sci 2018;11:274-80. https://doi.org/10.5935%2F1984-0063.20180043

Safhi M, Alafif R, Alamoudi N, Alamoudi M, Alghamdi W, Albishri S, et al. The association of stress with sleep quality among medical students at King Abdulaziz University. J Family Med Prim Care 2020;9:1662-7. https://doi.org/10.4103%2Fjfmpc.jfmpc_745_19

Saguem BN, Nakhli J, Romdhane I, Nasr SB. Predictors of sleep quality in medical students during COVID-19 confinement. Encep 2022;48:3-12. https://doi.org/10.1016/j.encep.2021.03.001

Shadzi MR, Salehi A, Vardanjani HM. Problematic internet use, mental health, and sleep quality among medical students: A path-analytic model. Indian J Psychol Med 2020;42:128-35. https://doi.org/10.4103%2FIJPSYM.IJPSYM_238_19

Shrestha D, Adhikari SP, Rawal N, Budhathoki P, Pokharel S, Adhikari Y, et al. Sleep quality among undergraduate students of a medical college in Nepal during COVID-19 pandemic: an online survey. F1000Res 2021;10:505. https://doi.org/10.12688/f1000research.53904.2

Xie J, Li X, Luo H, He L, Bai Y, Zheng F, et al. Depressive Symptoms, Sleep Quality and Diet During the 2019 Novel Coronavirus Epidemic in China: A Survey of Medical Students. Front Public Health 2021;8:588578. https://doi.org/10.3389/fpubh.2020.588578

Zailinawati AH, Teng CL, Chung YC, Teow TL, Lee PN, Jagmohni KS. Daytime sleepiness and sleep quality among Malaysian medical students. Med J Malaysia 2009;64:108-10. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20058567/

Downloads

Publicado

2024-03-14

Como Citar

Oliveira, A. V. de ., Garzon, C. N. S., Siqueira, E. L. de B. ., Oliveira, G. do N. ., Rocha, G. B. ., & Soeiro, A. C. V. . (2024). Impactos da qualidade do sono na saúde mental de estudantes de medicina: uma revisão sistemática. Revista Neurociências, 32, 1–18. https://doi.org/10.34024/rnc.2024.v32.16086

Edição

Seção

Revisão Sistemática
Recebido: 2024-01-03
Aceito: 2024-03-04
Publicado: 2024-03-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)