Triagem auditiva neonatal: conhecimento de gestantes atendidas no serviço público

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DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15794

Palavras-chave:

Triagem Neonatal, Audição, Educação Pré-Natal, Gestantes, Inquéritos e Questionários

Resumo

Introdução. A Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) favorece o diagnóstico precoce da perda auditiva, porém para que sejam atingidos os seus objetivos, é necessário que haja o envolvimento e conscientização da família. Objetivo. Investigar o conhecimento de gestantes atendidas no serviço público sobre a TANU. Método. A coleta de dados foi realizada em duas UBS. Aplicou-se um questionário com 72 gestantes a respeito da TANU, diagnóstico precoce da deficiência auditiva e indicadores de risco para a deficiência auditiva (IRDA). Resultados. A maioria das participantes apresentava ensino médio completo e estava em sua primeira gestação. O total de 68,41% afirmou não ter recebido orientações sobre o desenvolvimento auditivo durante o pré-natal. Apesar de já terem ouvido falar sobre a TANU, mais de 90% desconheciam a legislação acerca do teste. Há desconhecimento quanto a IRDA importantes. Mais da metade das participantes relatou que não saberia explicar a importância da realização da TANU. Conclusão. Há desconhecimento das gestantes atendidas no serviço público a respeito de diversos aspectos sobre a TANU, o que pode implicar em diagnósticos tardios da perda auditiva em crianças.

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Referências

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Fidêncio, V. L. D., Silva, J. L. P., Ferreira, D. S. M., Farias, E. N. D. ., Saragossa, M., & Novanta, G. G. R. . (2023). Triagem auditiva neonatal: conhecimento de gestantes atendidas no serviço público . Revista Neurociências, 31, 1–22. https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15794

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2023-10-11
Aceito: 2023-11-24
Publicado: 2023-12-05

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