Exame neurológico essencial segundo especialistas e acadêmicos de medicina
DOI:
https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.14588Palavras-chave:
Exame Neurológico, Neurologia, Neurocirurgia, Estudantes de MedicinaResumo
Introdução. Para um diagnóstico apurado das afecções neurológicas, é relevante que se tenha conduta perspicaz, domínio prático e técnico do Exame Neurológico (EN). Este, devido a sua complexidade, exige repetições em muitos pacientes para dominá-lo. Entretanto, isto não é possível para os não-especialistas, provocando estado de ansiedade desde a vida acadêmica. Objetivo. Identificar e comparar as etapas consideradas mais importantes segundo especialistas do país e estudantes de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Método. Foi aplicado questionário contendo uma situação clínica e 47 itens do EN para serem graduados de 1 a 4, sendo 1 – quase nunca precisa ser incluído e 4 – deve ser sempre incluído. Ademais, responderam variáveis como sexo, tempo de trabalho, dificuldade em assimilar assuntos da Neurologia e se considerou difícil performar o EN. Resultados. Participaram sete Neurologistas, oito Neurocirurgiões e 33 estudantes.A Neurologia representa difícil desafio e temor acadêmico. APode-se contribuir para fomentar a construção de protocolos para reduzir o receio da realização do Exame Neurológico.
Downloads
Métricas
Referências
Kasper DL, Braunwald E, Fauci AS, Hauser SL, Longo DL, Jameson JL. Medicina interna de Harrison. 20ª. ed.; 2020.
Brasil, Ministério da Saúde. Banco de dados do sistema único de saúde-datasus. (Acessado em: 10/03/2021). Disponível em: http://www2.datasus.gov.br/datasus/index.php?area=02
Martins Jr. Semiologia neurológica. Rio de janeiro: Revinter; 2017. 4.Jozefowicz RF. Neurophobia: the fear of neurology among medical students. Arch Neurol 1994;51:328-29. https://doi.org/10.1001/archneur.1994.00540160018003
Nobre AG, Cruz E, Oliveira I, Lobato J, Chaves RG, Avancini G, et al. Projeto pedagógico do curso de Medicina de Imperatriz – MA. Imperatriz, 2017. http://www.portalmedicina.ufma.br/arquivoscurso/PPCMedicina%20Imperatriz.pdf
Moore FGA, Chalk C. The essential neurologic examination. Neurology 2009;72:2020. https://doi.org/10.1212/WNL.0b013e3181a92be6
Lima MA, Maranhao-Filho P. What is the essential neurological examination? Arq Neuropsiquiatr 2012;70:939-41. https://doi.org/10.1590/S0004-282X2012001200007
Vergetti V, Gomes G, Falcão MC, Gomes FC, Costa J. O exame neurológico essencial segundo neurologistas e residentes de neurologia de Recife. Arch Health 2021;2:1229-333. https://doi.org/10.29327/icidsuim2021.380892
Gelb DJ, Gunderson CH, Henry KA, Kirshner HS, Józefowicz RF. Consortium of Neurology Clerkship Directors and the Undergraduate Education Subcommittee of the American Academy of Neurology. The neurology clerkship core curriculum. Neurology 2002;58:849-52. https://doi.org/10.1212/wnl.58.6.849
Safdieh JE, Govindarajan R, Gelb DJ, Odia Y, Soni M. Core curriculum guidelines for a required clinical neurology experience (published correction appears in Neurology 2019;93:135). Neurology 2019;92:619-26. https://doi.org/10.1212/WNL.0000000000007187
Restrepo J, Aldana R, Álvarez JC, Diaz LCB, Barrera MCD, Laverde BEEL, et al. Percepción de neurofobia en estudiantes de último año de Medicina en una universidad privada. Acta Neurol Colom 2017;33:63-7. https://doi.org/10.22379/24224022135
Merlin LR, Horak HA, Milligan TA, Kraakevik JA, Ali II. A competency-based longitudinal core curriculum in medical neuroscience. Neurology 2014;83:456-62. https://doi.org/10.1212/WNL.0000000000000646
Soares AS, Silva AP, Duarte AS, Roque ABB, Neto JFJ, Sefer CCI. Neurofobia em uma escola médica privada: prevalência e consequências no processo ensino-aprendizagem. REAS 2020;12:e4949. https://doi.org/10.25248/reas.e4949.2020
Ansakorpi H, Sumelahti ML, Kaasila R. Medical students' experience of emotions and success in neurological studies - What do they tell us? BMC Med Edu 2017;17:68. https://doi.org/10.1186/s12909-017-0905-4
Santos-Lobato BL, Magalhães AB, Moreira DG, Farias FP, Porto LK, Pereira RB, et al. Neurophobia in Brazil: detecting and preventing a global issue. Rev Bras Educ Med 2018;42:121-8. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n3RB20160105
Morinigo D, Fleitas D, Pirelli MM, Velazquez G. Neurofobia en estudiantes de postgrado en Medicina Interna. Rev Virtual Soc Parag Med Int 2017;4:42-8. https://doi.org/10.18004/rvspmi/2312-3893/2017.04(02)42-048
Zinchuk AV, Flanagan EP, Tubridy NJ, Miller WA, McCullough LD. Attitudes of US medical trainees towards neurology education: "Neurophobia" - a global issue. BMC Med Educ 2010;10:49. https://doi.org/10.1186/1472-6920-10-49
Abushouk AI, Duc NM. Curing neurophobia in medical schools: evidence-based strategies. Med Educ Online 2016;21:32476. https://doi.org/10.3402/meo.v21.32476
Buonanotte MC, Riveros M, Villate S, Beltramini C, Buonanotte CF. Neurofobia o analfabetismo neurológico. NeurolArg 2016;8:3-7. https://doi.org/10.1016/j.neuarg.2014.03.004
Flanagan E, Walsh C, Tubridy N. 'Neurophobia' - attitudes of medical students and doctors in Ireland to neurological teaching. Eur J Neurol 2007;14:1109-12. https://doi.org/10.1111/j.1468-1331.2007.01911
Eurolo J, Álvarez G. Enseñanza de la neurología en el pregrado: propuesta de una nueva metodología. Rev Chil Neuro-psiquiatr 2004;42:131-7. http://dx.doi.org/10.4067/S0717-92272004000200006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Victoria Lívia Pedrosa Rodrigues, Cecilma Miranda de Sousa Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aceito: 2023-08-23
Publicado: 2023-09-13