Exame neurológico essencial segundo especialistas e acadêmicos de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.14588

Palavras-chave:

Exame Neurológico, Neurologia, Neurocirurgia, Estudantes de Medicina

Resumo

Introdução. Para um diagnóstico apurado das afecções neurológicas, é relevante que se tenha conduta perspicaz, domínio prático e técnico do Exame Neurológico (EN). Este, devido a sua complexidade, exige repetições em muitos pacientes para dominá-lo. Entretanto, isto não é possível para os não-especialistas, provocando estado de ansiedade desde a vida acadêmica. Objetivo. Identificar e comparar as etapas consideradas mais importantes segundo especialistas do país e estudantes de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Método. Foi aplicado questionário contendo uma situação clínica e 47 itens do EN para serem graduados de 1 a 4, sendo 1 – quase nunca precisa ser incluído e 4 – deve ser sempre incluído. Ademais, responderam variáveis como sexo, tempo de trabalho, dificuldade em assimilar assuntos da Neurologia e se considerou difícil performar o EN. Resultados. Participaram sete Neurologistas, oito Neurocirurgiões e 33 estudantes.A Neurologia representa difícil desafio e temor acadêmico. APode-se contribuir para fomentar a construção de protocolos para reduzir o receio da realização do Exame Neurológico.

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

Pedrosa Rodrigues, V. L., & Miranda de Sousa Teixeira, C. (2023). Exame neurológico essencial segundo especialistas e acadêmicos de medicina. Revista Neurociências, 31, 1–18. https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.14588

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2022-11-11
Aceito: 2023-08-23
Publicado: 2023-09-13

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